Criança

Mãe faz alerta após perceber objeto inusitado no nariz da filha de 1 ano

"Não podemos tirar os olhos dos nossos bebês nem por um segundo", disse

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

A publicação viralizou no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram @_diariodalaura)

Raphaela Moura, uma mãe que tem um blog no Instagram para compartilhar sobre maternidade, passou por um susto daqueles com a sua filha Laura, de apenas 1 ano e 5 meses. Tudo começou quando a mãe notou que a menina estava agindo de forma diferente, mas não entendia o motivo.

Após ela suspeitar que havia algo na boca de Laura, a menina apontou para o nariz e mostrou que na verdade tinha uma pérola de bijuteria presa lá dentro. Imagina o desespero! Ela buscou ajuda, mas a forma que o objeto saiu do nariz da pequena foi ainda mais impressionante.

Ela compartilhou toda a história no Instagram e o post viralizou, alcançando mais de 7 mil curtidas e mil comentários. Dá uma olhada no relato:

“Hoje passei por um misto de sentimentos, coração da mamãe aqui quase para! Não tem aqueles dias que acordamos com uma angústia como se algo fosse acontecer? Acordei assim hoje! Sempre que acordo pouco depois minha neném acorda, hoje não.. as  horas foram se passando e nada da minha baby acordar, deu aquela mamada rápida e voltou a dormir, me peguei no meio da casa conversando com Deus e falando que não conseguiria viver sem minha baby”.

Foi quando ela notou que algo realmente estava errado:

“Quando entrei no quarto ela estava acordada, veio para meus braços, depois desceu porquê tinha visto uma boneca no chão e queria, então deixei a vontade, até que ela fez cocô (como até ontem ela estava com um quadro de diarreia e já estava toda assadinha), fui pegar a fralda para trocar, enquanto ela estava brincando com a boneca, quando volto vejo Laura desconfiada de boquinha aberta olhando pra mim! Já tomei um susto daí, então perguntei se ela havia colocado algo na boca e pedi para abrir pra ver, então ela apontou para o nariz e me mostrou. Tinha uma PÉROLA dessas de bijuterias, meu Deus entrei em desespero e comecei a chorar, Laura inocente me olhava e começava a me beijar”.

A mãe decidiu procurar ajuda:

“Liguei desesperada para meu marido que não atendeu, horário de trabalho.. liguei pra minha mãe que ligou para meu pai que rapidinho nos deu um socorro, mas não foi suficiente.  Nas clínicas onde tinha os médicos especializados para essa situação só conseguiriam nos atender 15 horas da tarde (ela colocou as 10:50hr), fomos em vários lugares e sem sucesso, teríamos que esperar mesmo até às 15hrs. Mas Deus é tão maravilhoso e a oração tem tanto poder, minha mãe levou Laura pra porta e com o vento ela espirrou e saiu a pérola! Meu Deus, não foi preciso fazer procedimento algum”.

Para prevenir que outras mães e pais passem por esse sufoco, Raphaela finalizou com um alerta:

“Mamães por mais cuidados que nós temos, não podemos tirar os olhos dos nossos bebês nem por um segundo, por mais que não deixamos coisas pequenas pela casa situações inusitadas como essa podem acontecer”.

Felizmente, nenhum procedimento precisou ser feito (Foto: Reprodução/Instagram @_diariodalaura)

Saiba o que fazer quando seu filho colocar algo no nariz

1. Como perceber?

Se a criança apresentar rinorreia unilateral (secreção catarral que drena, em geral, apenas por uma das narinas) e mal cheiro nasalde uma checada.

2. O que fazer?

Segundo Jeanne, os pais não devem tentar tirar o objeto de jeito nenhum, pois ele poderá ser deslocado para locais mais fundos da via aérea. Se isso acontecer, pode causar uma obstrução e precisar de uma cirurgia.

3. Quais os riscos?

“Uma das possíveis complicações é o sufocamento, em especial quando a retirada do corpo estranho é tentada fora de unidade de pronto atendimento especializada. A taxa de internação é de cerca de 4% e a taxa de óbito pode chegar a 0,7%.”

4. Como prevenir?

Você estar ao lado do seu filho não diminui as chances do acidente. Segundo Jeanne, apenas em 5% dos casos o menor encontra-se desacompanhado. “A simples presença do adulto pode não ser suficiente, em especial se o mesmo estiver ocupado ou atento a outra atividade.” A dica é mudar o ambiente domiciliar, assim objetos potencialmente perigosos ficam longe do alcance de crianças.

Leia também:

Tirar meleca do nariz pode ser mais perigoso do que você imagina, revela estudo

Sempre alerta! Saiba o que fazer quando seu filho colocar algo no nariz

Lavar o nariz todos os dias precisa virar hábito