Criança

Mãe faz relato sobre disciplina: “Ser delicada com meus filhos só resultou em malcriação”

Getty Images
Getty Images
Parents

Publicado em 23/05/2019, às 13h18 por Isabella Zacharias, Filha de Aldenisa e Carlos


(Foto: Getty Images)

“Você precisa de um tempo para pensar” e “Vá para seu quarto” são punições que os pais costumavam ensinar para seus filhos ao longo dos anos. Uma pesquisa do Centro de Pesquisas Pew concluiu que cerca de 41% dos pais com crianças de até 6 anos fazem isso com os filhos.

Mas uma mãe deixou claro no Facebook que ela acredita que esse tipo de educação pode ser prejudicial. E a postagem rapidamente viralizou com mais de 36.000 compartilhamentos e mais de 6 mil comentários.

Laura Muhl, mãe de Evelyn, de 6 anos, e Scarlett, de 1 ano, compartilhou seu post com algumas palavras do livro “The Gentle Parent: Disciplina Positiva, Prática e Eficaz”: “Talvez os adolescentes se isolem quando estão sobrecarregados ao invés de virem até nós com seus problemas é porque quando são crianças nós os isolamos ao invés de ajudá-los com os problemas”.

Ela disse que essas palavras a ajudaram porque ela se lembra de ter sido punida quando era criança ao invés de falar sobre seus sentimentos. Ela acredita que isso a levou a hesitar em seus relacionamentos e sofrer de ansiedade e depressão quando adulta.

A publicação de Laura viralizou (Foto: Reprodução / Laura Muhl)

O post dela passou a explicar que as crianças pequenas fazem birras na tentativa de lidar com as emoções e se comunicarem com adultos. “Eles precisam organizar, processar e expressar seus sentimentos de maneira saudável”, ela escreveu. “E a sociedade nos diz que devemos puni-los por isso. Mande-os para o seu quarto, coloque-os para pensar e todas essas coisas”.

De acordo com Laura, essas ações ensinam as crianças a esconder suas emoções, ao invés de se expressarem. Isso os segue até a adolescência, época em que ela diz que os pais querem que o filho se abra para eles, mas ele já não está preparado para isso. “Dê ao seu filho permissão para sentir. Deixe-o saber que seus sentimentos são válidos e que você se importa. Certifique-se de que eles saibam que são ouvidos”, escreveu.

Muitas pessoas comentaram concordando com o posto de vista de Laura. Mas outras sentiram completamente o oposto.

“Dizer para eles que eles não devem fazer birras ou ficarem chateados não é dizer que eles não devem mostrar os sentimentos. Eu proíbo alguns comportamentos dos meus filhos porque estou tentando ensiná-los a mostrar apropriadamente suas emoções. Fazer birra gritando ou jogando um brinquedo não é uma reação apropriada de mostrar suas emoções“, disse uma mãe.

“Eu tentei essa coisa de ser delicado e tudo que resultou foi meus filhos se comportando mal, sendo desrespeitosos e pensando que eles eram os chefes. Não concordo com isso. Colocá-los para pensar sozinhos no quarto é uma maneira perfeitamente aceitável de ensinar uma criança que ela errou”, disse outro pai.

Laura sabe que esse é um assunto sensível para alguns pais, então ela ficou surpresa com alguns comentários agressivos. Ela diz que muitas pessoas não souberam interpretar o que ela disse, porque ela nunca disse que não devemos disciplinar as crianças. Muito pelo contrário: ela conta que acha que as crianças podem ser disciplinadas, mas de maneiras diferentes, sem punições, silenciamentos e “deixar que elas tirem as próprias conclusões”.

“É importante que os pais ajudem as crianças a se acalmarem durante as birras, sentando-se com elas e tentando entendê-las”, ela diz. Laura acredita que usar um método que apoie o desenvolvimento emocional ensina habilidades que as crianças podem usar sempre que forem confrontadas com algum problema no futuro.

Leia também:

Chicco faz evento para falar sobre a importância da educação e disciplina das crianças

Com dedicação, professora cria método que consegue unir classe indisciplinada

Está difícil disciplinar seu filho? A gente te ajuda!


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar