Criança

Mãe lambe o filho após o parto e você precisa entender os motivos

Parece que não, mas tem toda uma explicação

Ingrid Campiteli

Ingrid Campiteli ,filha de Sandra e Paulo

(Foto: reprodução / Getty Images)

Uma imagem de uma mãe lambendo o bebê recém-nascido está se tornando viral na Internet. A imagem foi tirada por Ludy Siqueira e deu início a uma discussão sobre o motivo de uma mulher estar lambendo o próprio filho, e até mesmo, se é uma boa ideia.

Muitos animais lambem os filhotes quando nascem, e parece que essa mãe aprendeu com eles. “As mães [animais] costumam comer os restos do saco amniótico enquanto limpam os recém-nascidos”, disse o site Sciencing. “Lambendo o rosto do recém-nascido primeiro, as mães garantem que as narinas do bebê estejam limpas. Além de estimular a respiração, lamber o rosto do recém-nascido também tende a estimular uma resposta de sucção”, explicou.

Porém, existem outras razões para os animais lamberem os filhotes. Os pesquisadores, segundo o site Sciencing, descobriram que o chamado hormônio ocitocina também é liberado pela mãe, o que promove a ligação entre os dois e aumenta as chances de sobrevivência do bebê.

“Acontece que ser lambido pela mãe libera um neurotransmissor chamado ocitocina, que reforça o relacionamento entre mãe e bebê, reduz o estresse e altera a parte do DNA que é lida”, escreveu o Dr. Alex Korb, do site Psychology Today.

(Foto: Reprodução / Babyology)

Leia também:

Projeto de lei possibilita que avós possam se afastar do trabalho após nascimento do neto

Justiça permite que criança tenha o nome dos dois pais e mães na certidão de nascimento

Vídeo emocionante mostra pai tocando teclado durante o nascimento do filho

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos: