Publicado em 29/03/2019, às 15h25 por Isabella Zacharias, Filha de Aldenisa e Carlos
Quando se trata de dar nome para um filho, muitas coisas devem ser consideradas. Porém, para os pais adotivos, a decisão é mais complicada: o que fazer quando seu filho já tem nome?
Para Susan Davis, a escolha foi fácil: ela adotou uma menina chamada Lena, da Polônia, e apesar das sugestões da assistente social e do diretor da agência de adoção, ela não quis mudar o nome da filha.
Susan falou sobre isso em uma publicação no Reddit: “A agência de adoção me encorajou a renomear minha filha, mas estou tendo dificuldades para fazer isso”, explicou. “Acho o nome dela lindo e acho que combina com ela”.
Muitas pessoas concordaram que ela não precisava mudar o nome da filha. Se ela gostava do nome e não tinha nenhuma associação negativa para a filha, então por que mudar?
Susan disse que a assistente social foi muito inflexível sobre a mudança de nome e insistiu muito nisso. “Algumas crianças passam por situações terríveis e associam seus nomes a coisas negativas, mas não acredito que esse seja o caso de Lena”, ela conta.
Enquanto a agência de adoção encorajou Susan a mudar o nome da filha, nem todas as agências concordam com essa prática. Marissa Robello, assistente social clínica da Holt International, disse: “Fazemos nosso melhor para educar as famílias adotivas sobre as práticas culturais de nomeação no país e região de onde o seu filho está vindo”.
Ela acrescentou que sua agência sugere que as famílias considerem fatores como idade da criança e se ela está acostumada a responder a esse nome. Embora ela incentive as famílias a tomar as decisões que acharem melhor para seus filhos, Marissa explicou que muitos pais gostam de nomear seus filhos e enxergam isso como o início de um compromisso vitalício com eles.
Alguns pais mantém o nome de nascimento do filho adotivo, alguns usam como nome do meio e outros mudam tudo por completo. O que realmente importa é a criança ser amada e, no caso de Lena, sabemos que amor não faltará.
“Queremos que ela se sinta amada por exatamente quem ela é, incluindo o nome dela”, conclui Susan.
Leia também:
Mãe rejeita bebê por causa do rosto e enfermeira decide adotar a criança
Mãe solo faz relato emocionante sobre adoção: “Eu escolho ela. Toda vez”
Mãe de 5 filhos conta como adoção ajudou a realizar sonho da maternidade: “Amor incondicional”
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil