Criança

MEC decide não avaliar mais nível de alfabetização em crianças de 7 anos

A mudança foi anunciada em uma portaria no Diário Oficial da União

Emily Santos

Emily Santos ,filha de Maria Teresa e Francisco

MEC desiste de avaliar alfabetização de crianças de 7 anos (Foto: Getty Images)

O Ministério da Educação (MEC) anunciou no Diário Oficial da União na manhã desta segunda-feira (25) uma alteração na portaria assinada em dezembro sobre avaliar o nível de alfabetização de crianças de 7 anos.

A decisão anterior definia que crianças de 7 anos de idade, alunos do 2º ano do ensino fundamental, seriam avaliadas para definir seu nível de alfabetização. As provas nacionais ainda englobariam avaliação de Matemática.

Este tipo de avaliação já é aplicado para alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, com disciplinas específicas, para verificar o nível de aprendizado dos alunos das redes pública e privada.

Outra mudança anunciada na portaria esta manhã se refere a um questionário que seria aplicado para todos os gestores e funcionários da escola pública. Agora, o questionário será aplicado por amostragem como “estudo-piloto”.

Além disso, a prova Ciências da Natureza e Humanas que era aplicada para todos os alunos do 9º das redes de ensino será agora aplicada apenas para alunos da rede pública.

As mudanças foram assinadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pelos exames. O pedido teria sido feito pela Secretaria de Alfabetização do MEC, que quer esperar a implantação da nova Base Nacional Comum Curricular no país e os ajustes às políticas de alfabetização que o governo propôs antes de aferir o nível dos estudantes.

Leia também:

“Os alunos de hoje não têm paciência para escolas com modelos antigos”

Professora não acredita no chá de bebê que os alunos prepararam para ela e as fotos emocionam

Professora faz contrato sobre regras com os alunos e causa polêmica na internet