Criança

Menina com doença rara se emociona ao fazer pedido ao Ministério da Saúde

O vídeo já ultrapassou 4 milhões de visualizações

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Você sabe o que é atrofia muscular espinhal (AME)? Caso nunca tenho ouvido falar sobre, saiba que trata-se de uma doença rara que afeta aproximadamente 1 em cada 10.000 nascimentos, de acordo com a Associação dos Amigos da AME.

Laíssa Poliana tem 12 anos e possui AME do tipo 3, “a mais ou menos agressiva”, como ela mesma descreve. Em uma audiência na Comissão de Direitos Humanos no Senado Federal, o senador autorizou que a menina se pronunciasse sobre o que vem acontecendo com as pessoas que sofrem dessa doença.

Um medicamento, chamado Spinraza, estava mostrando avanços nas pessoas que possuem AME, mas o desembargador Rubens Canuto, do TRF da 5ª Região, em Recife, suspendeu a distribuição gratuita do remédio. Por conta disso, a menina só pode tomar duas doses e teve que paralisar seu tratamento, sendo que ela e sua família haviam ganhado na justiça o direito do uso dessa medicação.

Na audiência, ela pede para que o Ministério da Saúde disponibilize o remédio no SUS e se coloque no lugar das pessoas que possuem AME. “É muito ruim saber que a gente está morrendo todos os dias”, disse, emocionada, a menina. Claro que a gente se emocionou junto assistindo o vídeo.

Dá só uma olhada:

Em resposta ao vídeo e ao acontecido, o Ministério da Saúde entrou em contato com nós da Pais&Filhos e quis se pronunciar por meio de uma nota:

“O Ministério da Saúde informa que a Justiça Federal da 3ª Vara, da Paraíba, suspendeu o fornecimento do medicamento Spinraza para a paciente Laíssa Poliana da Silva Vasconcelos. De acordo com o juiz que determinou a suspensão, o medicamento não possui comprovação de eficácia para a doença de que a paciente é portadora. Além disso, a decisão contempla que existem alternativas terapêuticas no SUS para o seu tratamento”.

Leia também:

Vídeo sobre esperar um filho com doença rara bomba na internet; assista

Mãe de menina com doença rara faz campanha para ajudar outras mães

Bebê é diagnosticada com doença rara e é salva antes de nascer

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não