Criança

Menina de 10 anos com doença rara morre ‘de velhice’

Iryna era uma artista e pintava quadros para arrecadar dinheiro para custear o seu tratamento nos Estados Unidos - Reprodução / DailyMail / TNS
Reprodução / DailyMail / TNS

Publicado em 04/07/2021, às 12h43 - Atualizado às 12h52 por Redação Pais&Filhos


Uma menina de 10 anos morreu por conta de uma doença rara que a fazia envelhecer mais rápido do que o normal. A ucraniana, chamada Iryna ‘Irochka’ Khimich, tinha a síndrome de Hutchinson-Gilford, que também pode ser chamada de progéria, e não resistiu à doença na última quarta-feira, 30 de junho. As informações são do DailyMail.

Iryna era uma artista e pintava quadros para arrecadar dinheiro para custear o seu tratamento nos Estados Unidos (Foto: Reprodução / DailyMail / TNS)

Segundo os médicos, a condição fez com que ela aos 10 anos, tivesse um corpo de 80 anos de idade. E mais do que isso, a cada ano que se passava, para o organismo dela, era como se tivesse vivido e envelhecido quase uma década. Por isso, ela deveria ir para Boston para tentar o tratamento adequado.

Ela era uma jovem artista, e pintava quadros para poder pagar seus tratamentos nos Estados Unidos. Ela inclusive estava planejando uma exposição das suas artes na França em Paris – e era o seu grande sonho. A mãe dela, Dina, deu a notícia aos fãs pelas redes sociais no dia 1 de julho. “Irochka morreu. O coração dela parou ontem. Desculpe, meu raio de sol, não pudemos te salvar desta vez”, ela escreveu no post.

Dina Khimich era a mãe da menina, e fez tudo o que podia pela vida da filha (Foto: Reprodução / DailyMail / Dina Khimich)

Um empresário ucraniano, Andrey Zdesenko, que havia ajudado a menina a arrecadar dinheiro para o tratamento também lamentou a morte dela. “Irochka Khimich foi para o céu. Uma garota frágil, única e talentosa, ela lutou bravamente por dez anos com a terrível e rara doença da progéria”, declarou.

Ela tinha apenas 10 anos, mas o seu corpo e saúde eram de uma senhora de 80 anos (Foto: Reprodução / DailyMail / Andrey Zdesenko)

“Havia muita luz, amor, vitalidade, sinceridade nela. Ela via o mundo com muita nitidez, e se apressava em expressar tudo em suas pinturas. Ela fazia desenhos diferentes com as duas mãos. Incrível… Estamos felizes por termos conseguido mostrar o trabalho dela”, continuou.

A cada ano o corpo dela envelhecia quase uma década (Foto: Reprodução / DailyMail / Dina Khimich)

“Lembro-me de seus olhos felizes e sorriso tímido … Um sorriso e reconhecimento do criador, a quem tantas pessoas compareceram na exposição pessoal… E o orgulho feliz dos pais … Obrigado por sua contribuição para o nosso mundo. Esteja para sempre entre seus heróis brilhantes e lindos, lá nas nuvens. Nós choramos com seus entes queridos”, lamentou.

O que é progéria?

Segundo informações do DailyMail, como fonte Mayo Clinic, essa é uma doença genética progressiva extremamente rara que faz com que as crianças envelheçam rapidamente, e que ao nascerem parecem normais, mas os sintomas podem começar nos primeiros anos de vida.

De acordo com o site Tua Saúde, inicialmente, a progéria não tem sinais ou sintomas específicos, mas a partir do primeiro ano podem ser percebidas algumas alterações que são sugestivas da síndrome. Algumas são: atraso no desenvolvimento, rosto fino e queixo pequeno, perda de cabelo, presença de veias no couro cabeludo, atraso acentuado na queda e crescimento de novos dentes e outros sintomas que você pode conferir aqui. De qualquer maneira, o diagnóstico só pode ser dado por um médico após uma série de exames.

Problemas cardíacos ou derrames são a causa final de morte na maioria das pessoas com a condição. A expectativa média de vida é de cerca de 13 anos, mas algumas podem viver até 20 anos. Atualmente não há cura para a progéria.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer