Publicado em 15/01/2020, às 13h31 - Atualizado em 16/01/2020, às 08h03 por Redação Pais&Filhos
Jade DeLucia, de 4 anos, mora em Iowa, nos Estados Unidos, não tinha sido vacinadae os pais acreditaram que estava tudo bem com a menina até que ela contraiu uma gripe, quase morreu e acabou ficando cega. Agora, os pais de Jade fazem uma grande campanha a favor da vacinação.
Ela começou a apresentar sinais da gripe, como febre, perto no Natal. “Ela estava correndo, se divertindo, comendo normalmente, pedindo lanches”, disse a mãe, Amanda Phillips. “Não havia nenhum sinal que me dissesse que algo estava seriamente errado com ela”.
Na véspera de Natal, o pai de DeLucia, Stephen DeLucia, foi acordar a filha e a encontrou sem resposta na cama, com febre alta. Eles a levaram rapidamente ao hospitallocal, e Jade começou a ter uma convulsão. Estava tremendo incontrolavelmente e os olhos rolaram para a parte de trás da cabeça.
Os médicos a levaram imediatamente de helicópteropara o hospital infantil da Universidade de Iowa, a 130 quilômetros de Iowa City. “Eu não achava que iria vê-la novamente naquele momento”, disse Amanda. “Eu realmente não fiz. Só de olhar para ela, sinceramente não achei que fosse vê-la”, desabafou.
Jade passou as duas semanas seguintes no hospital e ficou completamente sem resposta por sete dias. Os médicos determinaram que a gripe havia atingido seu cérebroe a menina tinha encefalopatia, uma complicação rara, mas conhecida, da gripe que pode causar danos cerebrais e morte.
“Eles disseram que ela teve um dano cerebral significativo. Eles disseram que nosso filho pode nunca mais acordar e, se o fez, pode não ser o mesmo ”, contou a mãe. A Dra. Theresa Czech, uma neurologista pediátrica contratada para tratar do caso de Jade, começou com esteróides para reduzir o inchaço no cérebro. No dia 1 de janeiro, ela finalmente acordou.
“Ela abriu os olhos. Ela está olhando em volta. Apertamos duas mãos! E então conseguimos um sorriso”, contou o pai. Mas Amanda rapidamente percebeu que Jade não era capaz de ver. A médicadisse que a gripe afetou a visão e poderia levar a outros problemas neurológicos também.
“Isso afetou a parte do cérebro que percebe a visão, e não sabemos se ela recuperará a visão”, disse Theresa . “Daqui a três a seis meses, saberemos. Qualquer que seja a recuperação que ela tenha aos seis meses, provavelmente é tudo o que ela terá”.
Por enquanto, porém, Jade está de volta em casa. Ela conseguiu deixar o hospital em 9 de janeiro e um vizinho criou uma página do GoFundMepara ajudar nas contas médicas da família. Amanda agora está pedindo a todos que tomem a vacina contra a gripe a cada estação. Jade e a irmã haviam recebido uma vacina contra a gripe em março, e a mãe pensou que elas estavam protegidas pelo resto do ano, sem saber que a vacina muda a cada estação de gripe.
“Queremos que os pais saibam que devem tomar uma vacina contra a gripe a cada temporada”, contou a mãe. “Se eu consigo impedir que uma criança fique doente, é isso que eu quero fazer. É terrível ver seu filho sofrer assim”, desabafou.
Leia também:
Pais negam vacinar filhos e dizem que é por motivos religiosos
Justiça determina: pais que não vacinarem os filhos podem até perder a guarda da criança
Comissão aprova prisão para os pais que não vacinarem os filhos
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Bruna Biancardi veste filha com presente dado por ex de Neymar: "Ficou perfeito"
Família
Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país