Menina ensina Libras em vídeos para mostrar importância da acessibilidade

Lorena Sophia, de 5 anos de idade, nasceu com deficiência auditiva. A mãe dela resolveu compartilhar alguns vídeos com os familiares para aprenderem a se comunicar com a criança e deu tão certo que a iniciativa foi parar nas redes sociais

Resumo da Notícia

  • Lorena Sophia nasceu com deficiência auditiva
  • Aos 5 anos de idade, ela compartilha vídeos ensinando Libras no perfil do Instagram
  • Os temas das postagens são escolhidos pela mãe dela

Uma menina de 5 anos provou a importância da inclusão no próprio perfil na rede social. Lorena Sophia, que tem deficiência auditiva, resolveu compartilhar vídeos no Instagram para ensinar Libras, a Língua Brasileira dos Sinais.

-Publicidade-

Os pais da menina contaram em entrevista a UOL que não sabiam a linguagem antes do nascimento da filha e foram aprendendo junto dela. A ideia inicial surgiu de uma vontade dos demais familiares em se comunicarem com a menina.

Juliane Grigorio optou por gravar vídeos da filha para encaminhar no grupo da família e deu tão certo que foi para as redes sociais. “Lorena ama uma câmera, ama dialogar. Minha inspiração é mostrar para as pessoas sobre acessibilidade e como é bom você ser gentil com quem tem a fala nas mãos”, disse a mãe.

Lorena Sophia está gravando vídeos em que mostra como fazer a Língua Brasileira de Sinais (Foto: reprodução/Instagram/@lorenasophia79)

Ela, que revelou escolher os temas que serão abordados pela menina, comemorou: “A receptividade está muito boa. E pelos vídeos, eles se comunicam com ela”. Juliane também comentou que começou um curso de Libras em 2019, mas não finalizou por conta da pandemia.

Dia das Crianças

O Dia das Crianças está chegando e se você ainda não encontrou o presente perfeito para o seu filho, a Pais&Filhos fez uma seleção especial de produtos no site da Amazon para você se inspirar, tem opções para todos os gostos e bolsos também. Dá uma olhada AQUI e arrase na escolha!

Assim, os aprendizados continuarão através de vídeos. “Lorena está vivendo um processo de aquisição da primeira língua. Ela já compreende e domina muitos conceitos, mas isso é uma construção permanente. Ela não é uma criança ouvinte, que teve contato ainda no útero com o mundo sonoro e a língua portuguesa”.

Juliane ainda comentou que gostaria que a filha seguisse esse caminho de comunicadora de Libras com o objetivo de deixar claro a importância da acessibilidade, algo que já é incentivado em casa, onde a irmã mais nova de Lorena, de 4 anos, já se comunica com facilidade com ela.