Criança

Menina passa por transplante de medula e é aplaudida em voo de volta para casa

A meia-irmã foi responsável por fazer a doação para a garota. - Reprodução / G1
Reprodução / G1

Publicado em 07/07/2022, às 15h29 - Atualizado em 11/07/2022, às 12h44 por Redação Pais&Filhos


Uma criança de 7 anos recebeu uma salva de palmas durante o voo de volta para casa após realizar um transplante de medula óssea. A menina passou seis meses longe de casa para realizar o tratamento da leucemia linfoide aguda em um hospital de São Paulo.

A volta de Ana Lis Tavares Alves para sua casa no Ceará, onde ela mora com a família, aconteceu na última sexta-feira, 1 de julho. A menina passou seis meses em São Paulo para realizar o tratamento e passar pelo transplante de medula. As imagens dos aplausos recebidos por ela no voo foram compartilhadas pela mãe da menina, Brena Tavares. “Em nome do comandante Fabrício e de toda a tripulação, eu queria a atenção de todos, por gentileza, mas se eu chorar, vocês me desculpem. Ela fez transplante de medula e hoje ela está curada. Parabéns, Ana, muita saúde e que você tenha uma vida maravilhosa”, falou um dos tripulantes do avião.

Ana ficou emocionada com a homenagem feita a ela e abraça a mãe no vídeo. “Assim que a gente entrou, nas passagens, a gente pediu para ter um cuidado especial com ela. Depois mandei um bilhete, sem ela saber, para incentivar as pessoas a fazerem doações de medula óssea”, relatou a mãe, que queria gerar conscientização.

Brena, que é pediatra e já fez diversos trabalhos com crianças oncológicas, foi a primeira a perceber os sinais da doença na filha, após um febre persistente em julho de 2021. “Quando ela teve a febre sem sintomas aparentes apareceu uma infecção no rosto, marca que a gente chama de celulite de face, uma coisa muito grave, quando o paciente não tem defesa de nada. Foi onde eu suspeitei da leucemia e quis fazer o mielo”, explicou a mãe.

A meia-irmã foi responsável por fazer a doação para a garota. (Foto: Reprodução / G1)

A mãe encaminhou a menina ao hospital para que ela pudesse o mielograma, que é um exame capaz de diagnosticar cânceres como linfoma, mieloma e leucemia. Mas, a especialista local não concordou em realizar o exame e a mãe resolveu ir para um hospital particular, onde foi diagnosticado, em setembro, a leucemia linfoide aguda, que é um câncer de sangue e na medula óssea afetando os glóbulos brancos. “Fiquei em choque. Nunca imaginei na vida que minha filha fosse passar por isso. Passamos três meses fazendo o que a gente chama de indução, que é a quimioterapia, mas a doença não entrou em remissão. Se na indução o paciente não entra em remissão, a doença não vai embora, as chances são pequenas, então a saída seria o transplante de medula óssea. Por isso, a equipe médica decidiu encaminhar a gente para São Paulo”, conta a mãe.

Em janeiro, a menina e a mãe foram ao Hospital Samaritano de São Paulo para que a menina realizasse o tratamento. A médica da garota iniciou a busca pela medula óssea compatível, e a irmã da menina, apenas por parte de pai, foi a responsável pela doação. “Como não tínhamos muito tempo para esperar a médica decidiu fazer o que se chama de transplante autólogo, com alguém da família. Aí começou a busca, eu, meu esposo, para ver quem era compatível. Fui compatível com ela, só que eu tenho 40 anos e ela tem uma irmã de 18 anos, do primeiro casamento do pai, e a gente pediu para testar”, disse Brena.

Mesmo após o transplante, Ana Lis continuou internada para ser acompanhada pelo médicos. Três meses após o transplante, ela recebeu alta para poder voltar para casa e ficar sob os cuidados de sua família. “Os cuidados são imensos, pois ela não tem nenhuma vacina. É igual a recém-nascida, quando teve o transplante de medula é como se resetasse, reiniciou a medula dela. Então todas as vacinas que ela teve foram perdidas, porque agora ela tem a medula da irmã e vai ter que tomar todas as vacinas de novo, mas só em setembro”, explicou a mãe da garota.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”