Menino de 10 anos dá banho em árvore depois de saber que ela poderia morrer envenenada

Alguém jogou óleo diesel no tronco

Jogar óleo diesel é considerado crime ambiental (Foto: reprodução / G1)

Heitor Ortiz, de apenas 10 anos, sensibilizou os internautas na última quarta-feira, 27 de novembro, depois de dar banho em uma árvore para salvá-la de envenenamento. A criança também mobilizou a família, pois alguém havia jogado óleo diesel no tronco, no bairro de Vilas Boas, em Campo Grande.

-Publicidade-

Ana Ribeiro, a tia do menino contou ao G1 que o sobrinho ficou revoltado quando viu a situação do ângico, árvore típica do cerrado brasileiro. “Ele ficou indignado com o que fizeram com a árvore. O Heitor chamou eu e a mãe dele e após pesquisarmos na internet, descobrimos que o detergente ajudaria a remover parte do óleo diesel”, explicou.

“Árvore em recuperação” (Foto: reprodução / G1)

Após lavarem o tronco da árvore com água e detergente, o próprio Heitor decidiu escrever um bilhete para as pessoas que passassem no local. “Ele chegou a fazer alguns cartazes para dizer que aquela árvore estava em recuperação. Depois que lavamos parte dela [árvore], o cheiro diminuiu muito”.

-Publicidade-

Com os dizeres “nos ajuda, nós também temos vida”, o menino explicou que cada um precisa fazer a sua parte: “As árvores precisam ser ajudadas. Elas também têm vida. A gente veio aqui para dar um banho de água neste ângico e tentar tirar esse óleo que jogaram nela. Qualquer parte da natureza é importante para nossa vida”, disse.

Ele deu 3 banhos na árvore (Foto: reprodução / G1)

A tia do menino ainda contou que ela estava fazendo caminhada quando viu o produto na árvore e desde o dia 27, Heitor e a mãe já deram três banhos para salvá-la do envenenamento. De acordo com Maércio Barbosa, delegado da Decat [Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista e Repressão ao Meio Ambiente], afirmou que jogar óleo diesel em árvores é um crime ambiental.

Leia também:

Meio ambiente agradece! Governo de SP proíbe canudos plásticos no Estado

Estudo mostra que contato com a natureza na infância pode diminuir chances de suicídio

A gente te dá mais motivos para curtir a natureza no fim de semana

-Publicidade-