Criança

Menino de 4 anos morre após ser picado por escorpião enquanto dormia

O caso ocorreu em Taguatinga, no Distrito Federal

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

Criança morre após ser picada por escorpião no Distrito Federal (Foto: GettyImage)

Na madrugada de sexta-feira, 28 de junho, Christian Silva de Jesus, de 4 anos, foi picado por um escorpião. De acordo com o R7, ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu. A mãe disse ao portal que o lugar não tinha o antídoto suficiente para medicar o menino.

Enquanto dormia, o menino foi picado e começou a gritar de dor. “Na hora que meu esposo pegou ele pelo braço e levantou, o escorpião correu. Ele bateu com a mão nele, jogou ele no chão e matou”, ela disse em entrevista ao portal.

“Aí a gente colocou ele no carro, chegamos em 2 minutos no hospital. Só tinha duas ampolas para fazer o soro pra ele, mas precisava de, no mínimo, três”, ela explica. Ele foi levado ao hospital da cidade, mas não resistiu e faleceu no final da tarde.

De janeiro a setembro de 2018, mais de 90 mil casos de picadas por escorpião foram registrados no país. Caso alguém da sua família seja picado, o Ministério da Saúde tem as seguintes recomendações:

O que fazer em caso de picada?
• Limpar o local com água e sabão;
• Procurar orientação médica imediata e mais próxima do local da ocorrência do acidente (UBS, posto de saúde ou hospital).
• Se for possível, capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde, pois a identificação do escorpião causador do acidente pode auxiliar o diagnóstico.

O que não fazer?
• Não amarrar ou fazer torniquete;
• Não aplicar nenhum tipo de substâncias sobre o local da picada (fezes, álcool, querosene, fumo, ervas, urina) nem fazer curativos que fechem o local, pois podem favorecer a ocorrência de infecções;
• Não cortar, perfurar ou queimar o local da picada;
• Não dar bebidas alcoólicas ao acidentado, ou outros líquidos como álcool, gasolina, querosene, etc, pois não têm efeito contra o veneno e podem agravar o quadro.

Leia também:

Absurdo: pais encontram escorpião dentro da roupa do filho recém-nascido em maternidade

Saiba o que fazer se alguém da sua família for picado por um escorpião

Menino sente zumbido e você não vai acreditar no que os médicos encontraram