Menino de 6 anos inventa máquina para as crianças aprenderem a andar de bicicleta sem rodinhas

“Descobri que para andar de bicicleta sem rodinhas é preciso, acima de tudo, força, equilíbrio e coragem”, disse Samuel

Samuel teve a ideia a partir de um projeto da escola (Foto: Divulgação)

Samuel, de 6 anos, criou o projeto “Bicimáquina” para aprender a andar de bicicleta sem rodinhas. Assim com o plano para realizar seu próprio sonho ele poderá ajudar muitas outras crianças que querem aprender a pedalar.

A ideia veio de um projeto de tutoria da escola de Samuel que fica em Curitiba, no Paraná. “Esse projeto permite que cada aluno escolha um tema a ser estudado, pesquisado, desbravado por ele, a partir de seus próprios interesses e curiosidades. O Samuel começou interessado em aprender a andar de bicicleta sem rodinhas, mas aí partiu para algo mais ousado: criar uma máquina para ajudar outras crianças a conseguirem isso também”, contou a diretora da escola em entrevista a agência Souk.

O garoto realizou seu próprio sonho (Foto: Divulgação)

O menino ainda contou que sua “maquina de pedalar”, pode ser usado por crianças pequenas, a partir de 3 anos, e foi feita para treinar três habilidades: Equilíbrio, força e coragem.

“Pesquisando, descobri que para andar de bicicleta sem rodinhas é preciso, acima de tudo, força, equilíbrio e coragem. Por isso a Bicimáquina foi pensada para que as crianças possam treinar essas três coisas”, explicou o menino.

O objeto, de madeira, foi feito com auxilio do marceneiro José Carlos Nogarotto e consiste em uma estrutura onde a bicicleta é colocada de forma suspensa e a criança exercita o pedalar considerando o peso e velocidade para se equilibrar.

Leia também: 

Menino de 12 anos cria escola comunitária para ajudar crianças e adultos carentes

Menino de 13 anos cria uma biblioteca especializada em literatura de cordel em São Paulo

Menino de 11 anos cria ‘Desafio de El Paso’ para ajudar a comunidade vítima de tiroteio