Criança

Menino de 8 anos mata amigo de 4 em brincadeira com arma

O acidente aconteceu em São Vicente Ferrer, no Maranhão

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Uma criança de 8 anos atirou e matou o amigo de 4 durante uma brincadeira na última terça-feira (1), em São Vicente Ferrer, no Maranhão.

Segundo informações da polícia, o tiro acidental aconteceu quando as duas crianças brincavam na casa do autor do disparo. O garoto mais velho não sabia que a espingarda estava carregada quando mirou na boca do amigo e disparou.

A criança de 4 anos chegou a ser socorrida, mas não resistiu ao ferimento e faleceu a caminho do hospitalA polícia do município afirmou ainda que está acompanhando o caso.

Arma não é brinquedo

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2016, vinte crianças de zero a 14 anos morreram vítimas de acidentes com armas de fogo e, em 2017, 152 ficaram feridas.

O desenvolvimento da criança influencia diretamente para que ela esteja mais exposta a este tipo de acidente. Segundo a ONG Criança Segura, com três anos de idade, as crianças são fortes o suficiente para puxar o gatilho de muitos revólveres e até oito anos, também não conseguem distinguir entre armas reais e de brinquedo ou entender completamente as consequências de suas ações.

Além disso, até os 10 anos de idade, seu filho não tem capacidade de julgar os riscos, de saber como segurar uma arma e, consequentemente, seguir regras de segurança. Confira dicas de prevenção da ONG Criança Segura:

– De preferência, não tenha armas. A menos que sua profissão exija esse tipo de equipamento, desarme-se;

– Se você possui uma arma, entenda o risco que está correndo e informe-se sobre as medidas de segurança necessárias para evitar problemas sérios;

– Sempre guarde as armas de fogo descarregadas, travadas e fora do alcance das crianças;

– Guarde as munições também em local trancado, separado da arma e longe do alcance das crianças;

– Mantenha as chaves e as combinações da tranca ou cadeado escondidas em lugares separados das armas e munições;

– Faça um curso de uso, manutenção e armazenamento seguro de armas;

– Enfatize o perigo das armas para as crianças e explique que elas não são brinquedos;

– Ensine as crianças a nunca tocarem em uma arma e a informarem a um adulto caso encontrem uma ou vejam outra criança com esse equipamento.

Leia também:

Criança é levada às pressas ao hospital após tomar sorvete e o motivo é assustador

Triste! Adolescente dispara tiros contra colegas em escola

Menina de 2 anos é destaque em tiro com arco e flecha