Criança

Menino volta a andar depois de ter pernas paralisadas por ataque cardíaco

Ele está recuperando os movimentos com a ajuda de uma scooter elétrica

Gabrielle Molento

Gabrielle Molento ,Filha de Claudia e Pedro

Menino volta a andar depois de ter perna paralisada por ataque cardíaco (Foto: BBC/ Studio Lambert)

Menino volta a andar depois de ter perna paralisada por ataque cardíaco (Foto: BBC/ Studio Lambert)

Jasper Thornton-Jones, de 4 anos, aprendeu a mover novamente suas pernas depois que ele ficou parcialmente paralisado da cintura para baixo depois de contrair a “síndrome mão-pé-boca”.

Ele tinha apenas um ano de idade quando seu pai Felix e mãe Kate e apressaram para levar Jasper ao hospital porque ele estava um pouco sem cor, mas as coisas foram de mal a ruim quando ele sofreu um ataque do coração, o que mostrou ser resultado da síndrome. Ele passou duas semanas no hospital com apoio para viver e, foi durante esse tempo, por conta dos efeitos colaterais da infecção, que aconteceu o derrame medular que resultou na paralisia parcial de suas duas pernas.

Ao passar dos anos, Felix e Kate, os pais do menino, foram atrás dos melhores cuidados médicos para ajuda-lo a conseguir andar, o que o ajudou a conseguir ter força o suficiente para engatinhar. Mas graças ao programa da BBC “O grande concerto da vida”, que leva soluções para mudar a vidar de pessoas que precisam de ajuda desesperadamente, Jasper ganhou uma scooter elétrica customizada e operada pelo pedal e agora está aprendendo a usar os músculos de sua panturrilha.

Menino usa scooter para conseguir voltar a andar (Foto: BBC/ Studio Lambert)

Menino usa scooter para conseguir voltar a andar (Foto: BBC/ Studio Lambert)

Para complementar sua scooter, Jasper ganhou um video game que usa de sensores de movimento para aperfeiçoar o movimento do passo que é preciso para andar. A ideia foi de Haiyan Jiang, diretor de inovação da Microsoft durante o programa junto ao fisioterapeuta de Jasper, que queria que ele ativasse seus glúteos e a parte inferior de suas pernas, que são vitais para a habilidade de andar.

Jiang usou da ajuda do inventor Yusuf Muhammad para usar de sensores de movimentos e acoplá-los em suas pernas para que ele possa transformar o movimento em controle para um video game. Depois de trabalharem nisso, a dupla retornou para apresentar o design para Jasper e sua família.

O scooter não foi o sucesso inicial que Muhammad esperava para o menino, que ainda teve que usar suas mãos para puxar as pernas para baixo para ativar os movimentos do pedal. Ele prometeu fazer ajustes para deixar os pedais mais sensíveis e encorajá-lo a pedalar apenas com suas pernas.

Foi então que Jiang usou uma parte da scooter para Jasper sentar, amarrando fitas com os sensores de movimento para deixar o menino jogar seu video game e ligando um jogo de computador que motivava as pernas dele e usava seus músculos para controlar o avatar do jogo, fazendo-o ficar de ponta de pé e descer – que são os movimentos que eles queriam.

Contente com os resultados, Jiang disse no programa: “Eu estou muito esperançoso que ele vai conseguir andar e muito agradecido que fizer parte disso”. Os pais de Jasper estavam igualmente contentes e seu pai disse: “Fique grato por vê-lo rindo e iluminado quando conseguiu, nesse momento pude capturar onde isso pode chegar”.

Menino faz fisioterapia para aprender a andar (Foto: BBC/ Studio Lambert)

Menino faz fisioterapia para aprender a andar (Foto: BBC/ Studio Lambert)

“Nós estavamos achando que nada mais pode ser feito e realmente agradecemos vocês que fizeram isso por ele”, adicionou a mãe Kate. Jasper também recebeu fisioterapia de ponta por um médico em Louisville, no Kentucky.

Leia mais: 

Mais emocionate, impossível! Esse menino andando pela primeira vez aos 6 anos

Atitude linda: menino de 8 anos faz “vaquinha” e compra cadeira de rodas para amigo

Americana e seu noivo paraplégico anunciam gravidez de uma forma divertida