Criança

Modelo internacional conta como é ter um filho autista: “Ele me ensina diariamente”

Lais Ribeiro é mãe de Alexandre e mora com o filho nos Estados Unidos

Nathalia Lopes

Nathalia Lopes ,Filha de Márcia e Toninho

Ele tem 10 anos e foi diagnosticado aos 5 (Foto: Reprodução/Instagram @laisribeiro)

Neste 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o assunto está em alta em todo mundo e não poderia ser diferente. E Lais Ribeiro, uma das maiores modelos brasileiras da atualidade e Angel da marca Victoria’s Secrets, é também uma das maiores vozes na campanha de conscientização sobre Autismo.

A modelo é mãe de Alexandre, de 10 anos, o menino foi diagnosticado há cinco anos e por um certo tempo ela preferiu que o assunto ficasse apenas entre amigos e familiares, sendo bem discreta. Mas no ano passado, Lais resolveu abrir para o público.

A mãe fez uma tatuagem para o menino e contou à Universa, da UOL, como é conviver com o Autismo e como o diagnostico mudou a vida e a rotina dela: “Há cerca de cinco anos, Alexandre foi diagnosticado com autismo. A sensação é de um mundo novo que se abre, e que você precisará enfrentar, como todo desafio. O desconhecido pode causar apreensão, mas com informação, logo você entende que a vida seguirá normalmente.”

Ela diz que aprendeu muito com o filho e que ele mostra diversas possibilidades de aprender com o novo: “Com o passar dos anos, isso deixa de ser um susto e passa a ser uma nova forma de enxergar o mundo”. Enquanto ela estava decolando na carreira de modelo, precisou viajar e deixar o menino no Brasil.

“Logo que me estabilizei, pude trazê-lo para morar comigo nos Estados Unidos. Daquele momento em diante, tudo melhorou. Nossa família é muito unida e sempre contei com o apoio dos familiares, principalmente da minha mãe e irmã.”

Sobre a adaptação do filho nos Estados Unidos, Lais comenta: “Hoje ele já tem a turma de amigos aqui nos Estados Unidos, se sente em casa e leva a vida normalmente. Ainda existe preconceito com o autismo. Procuro lidar com isso de forma didática e com bastante amor no coração. Acredito que a informação é um poderoso transformador. Aos que não sabem lidar com a condição do autista, um pouco de informação pode ajudar a entender e respeitar as diferenças. A vida de um autista não precisa ter nenhum tipo de limitação”.

A modelo fala que a condição do filho nunca foi impedimento para nada, ele brinca com colegas e vai a escola normalmente. Ela ainda considera o diagnostico recente e diz que procurou diversos especialistas.

E encerra a entrevista dizendo que Alexandre abriu novos horizontes. “Me ensinou formas diferentes de enxergar o mundo. Ele é um ser humano iluminado e que me ensina diariamente. Temos uma troca muito enriquecedora. Os autistas, como ele, são pessoas especiais e sensíveis, que enxergam o mundo de maneira própria”.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

❤️

Uma publicação compartilhada por Lais Ribeiro (@laisribeiro) em

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

About love ?❤️ #son #filho

Uma publicação compartilhada por Lais Ribeiro (@laisribeiro) em

Leia também:

Tudo sobre autismo: para quebrar de vez qualquer preconceito

Dez curiosidades sobre o autismo

Marcos Mion viaja com família sem o filho autista e desabafa: “É uma dureza”