Criança

Neto do ex-presidente Lula morre de doença grave aos 7 anos

O menino deu entrada no hospital nessa sexta-feira (01)

Rhaisa Trombini

Rhaisa Trombini ,Edileyne e Geraldo

O ex-presidente ao lado de Pedro e Arthur (Foto: Reprodução/ Instagram @lulaoficial)

Arthur Araújo Lula da Silva, de apenas 7 anos, morreu nessa sexta-feira depois de dar entrada no Hospital Bartira, do grupo D’Or, em Santo André, com febre alta. De acordo com a coluna de Ancelmo Góis, ele foi diagnosticado com meningite meningocócica.

A assessoria de imprensa do hospital disse ao Yahoo que o menino deu entrada às 7h20 com um “quadro instável” e morreu 12h11, pois sua infecção ficou mais grave.

A meningite é causada por uma bactéria e a transmissão é direta (de pessoa para pessoa). Segundo Felipe Lorenzato, Gerente Médico para Vacinas na GSK Brasil e PhD em Patologia Molecular pela University College London, pode acontecer por troca de secreções respiratórias e da garganta, como tosse, espirro, beijo ou do compartilhamento de utensílios de cozinha.

O período de incubação (entre a exposição ao vírus e a manifestação dos sintomas) pode variar de 2 a 10 dias, porém é mais comum de 3 a 4. Se a bactéria vai para as meninges, as membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal, causa meningite meningocócica, se for para o sangue, causa uma infecção generalizada.

O tratamento deve ser feito o mais rápido possível, pois após a manifestação dos sintomas, pode levar à óbito de 24 à 48 horas. Ele também pode trazer consequências como convulsões, perda auditiva e retardo cognitivo. A vacina contra meningite já está na caderneta de vacinação do seu filho! Fique de olho.

Leia também:

Laboratórios têm vacina líquida de meningite bacteriana que protege contra 4 tipos da doença

Fique atento: conheça 10 mitos e verdades sobre a meningite bacteriana

Vacina contra meningite para menores de 4 anos