Criança

O frio chegou: faz toda a diferença limpar e hidratar o nariz do seu filho

Todo ano é assim: as temperaturas caem e as doenças respiratórias chegam

Helena Fonseca

Helena Fonseca ,filha de Bethania e Paulo

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

O inverno está chegando e, apesar da parte gostosa de sentar para ver um filme debaixo das cobertas, precisamos ficar atentos ao aumento de casos de doenças respiratórias nessa época do ano. Isso acontece porque nesse período as pessoas costumam se aglomerar em espaços fechados, o que facilita a circulação de vírus e bactérias que podem causar gripe e resfriados.

É nessa hora que a limpeza e a hidratação entram como hábitos superpoderosos. A limpeza remove as impurezas do nariz, enquanto a hidratação umidifica a mucosa. Maura Neves, filha de Manuel e Maria Lucia e otorrinolaringologista do Hospital Universitário da USP, explica como a prática pode ajudar a sua família: “A principal porta de entrada dos agentes infecciosos é o nariz. Quando realizamos a limpeza, o soro remove esses agentes de maneira mecânica e reduz o tempo de contato dos agressores com a mucosa nasal”. Ela também esclarece que esse hábito ajuda os mecanismos de defesa do nosso organismo e diminui a ocorrência de infecções e crises de alergia.

A limpeza nasal diária, aliada à hidratação, é eficaz tanto na prevenção, quanto no tratamento das doenças. Segundo a médica, seus filhos podem (e devem) realizar a limpeza nasal também! “Crianças de 1 a 3 anos, por exemplo, podem apresentar até 11 infecções respiratórias ao ano”, aponta.

Para te ajudar nessa tarefa, a Libbs Farmacêutica tem uma linha completa para o Ciclo da Saúde Nasal, um conjunto completo de produtos para cuidados respiratórios e tratamento contínuo. Os produtos da linha oferecem apresentações para todas as idades da família, inclusive para crianças e bebês. O Salsep Jet Kids® é eficaz para uma limpeza mais profunda e o Salsep 360® tem uma válvula 360o, para uma limpeza mais suave, que permite o uso do produto em qualquer posição, inclusive invertida. Afinal, a gente sabe que nem sempre é tão fácil nossos filhos pararem quietos, né?

Dra. Maura afirma que o hábito contínuo da limpeza é muito mais do que recomendado, principalmente nas crianças que passam bastante tempo na escola, em ambientes fechados e com muita gente. “Para prevenir qualquer sintoma, o ideal é realizar a limpeza nasal diária nas crianças de 2 a 3 vezes por dia. Mas, em crises de rinite ou resfriados, devemos aumentar para 4 a 6 vezes ao dia”, afirma. Para complementar o cuidado diário, a hidratação nasal, realizada com solução salina em gel, umidifica a mucosa do nariz por mais tempo e ajuda a manter tudo funcionando direitinho.

Ou seja, você já sabe: não precisa esperar os vírus e as bactérias baterem aí na sua porta para inserir esse hábito no dia a dia da sua família. Comece a se preparar para receber o frio o quanto antes!

Produtos que não podem faltar aí na sua casa

Salsep® e Salsep 360®: indicado para a prevenção e combate de resfriados e gripes. Para uma limpeza mais suave, a solução salina em spray é ideal.

Salsep e Salsep 360 (Foto: Divulgação/Libbs)

Salsep e Salsep 360 (Foto: Divulgação/Libbs)

Salsep Jet® e Salsep Jet Kids®: o jato contínuo do produto faz uma lavagem profunda, arrastando e removendo os vírus, bactérias e impurezas do nariz.

Salsep Jet e Salsep Jet Kids (Foto: Divulgação/Libbs)

Salsep Jet e Salsep Jet Kids (Foto: Divulgação/Libbs)

Maxidrate®: hidratante nasal em gel, indicado para hidratar o nariz quando houver sensação de ressecamento, muito comum quando estamos expostos ao ar condicionado. A composição em forma de gel mantém a mucosa hidratada por mais tempo.