Criança

Osteoporose infantil: saiba como identificar e quais cuidados seu filho deve ter

Você sabia que a osteoporose pode afetar as crianças também? - Getty Images
Getty Images

Publicado em 03/09/2019, às 15h12 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h22 por Isabella Zacharias, Filha de Aldenisa e Carlos


Você sabia que a osteoporose pode afetar as crianças também? (Foto: Getty Images)

Você com certeza já ouviu falar na osteoporose. A doença surge quando a massa óssea começa a se desgastar e se perder, podendo ocorrer, geralmente, na região dos pulsos, coluna vertebral e fêmur. De acordo com a Abrasso, Associação Brasileira de Avaliação Óssea, 10 milhões de brasileiros podem ter osteoporose. A doença é muito conhecida por afetar idosos, mas você sabia que ela pode afetar as crianças também?

Ela pode acontecer nessa fase por inúmeras causas, como deficiência do hormônio de crescimento, lúpus, artrite reumatoide juvenil e doenças inflamatórias gastrointestinais. Além disso, o costume de tomar remédios que tenham corticoide pode prejudicar a massa óssea.

Como identificar a osteoporose infantil?
Geralmente, um machucado “bobo” em uma queda pode resultar em uma fratura óssea. A primeira coisa que deve ser feita é procurar um médico para um diagnóstico rápido através de uma densitometria óssea. Esse exame pode ser feito a partir dos 5 anos de idade. Para evitar que isso aconteça, é importante que os pais incentivem a alimentação saudável, rica em cálcio, e também praticar exercícios físicos.

De acordo com Charlles Heldan de Moura Castro, reumatologista e presidente da Abrasso, a osteoporose infantil também pode acontecer por causa do HIV, que altera a densidade óssea das crianças. “A replicação do vírus HIV tem efeitos diretos, reduzindo a quantidade e a qualidade do tecido ósseo. Além disso, alguns dos medicamentos usados no tratamento podem ter efeitos negativos sobre o osso e favorecer o aparecimento da fragilidade óssea”, explica.

Quais cuidados preciso ter com meu filho?
O Dr. Charlles explica que, durante a infância, há uma grande taxa de crescimento da massa óssea. “Quanto maior for a massa óssea construída no jovem, menores serão as chances de apresentar osteoporose durante o envelhecimento. Crianças e adolescentes fisicamente ativos apresentam maior massa óssea e menor risco de fragilidade. Da mesma forma, o consumo de alimentos ricos em cálcio e proteínas ajuda a aumentar a massa óssea nas fases iniciais da vida e a manter a integridade do esqueleto durante o envelhecimento“, garante.

O reumatologista também enfatiza a importância da vitamina D: “A adequada exposição ao sol é também importante. A vitamina D é sintetizada na pele sobre a ação dos raios ultravioleta e é fundamental para garantir a absorção do cálcio no intestino”.

Se meu filho for diagnosticado com osteoporose, isso significa que ele terá a doença para sempre?
“A osteoporose na infância normalmente se associa a alguma doença que propiciou o aparecimento da fragilidade óssea”, explica o Dr. Charlles. Ou seja, é preciso cuidar da doença que causou a osteoporose e, ao mesmo tempo, procurar um tratamento para ela. “A cura da doença raiz da osteoporose pode permitir a recuperação da massa óssea e a reversão da fragilidade”, conta.

O Dr. Charlles reforça que o alerta aos riscos da osteoporose é muito importante para que seja feito um diagnóstico rápido e um tratamento eficaz. “Precisamos investir em esforços para que nossas crianças tenham ossos fortes através de uma dieta rica em cálcio e combater o sedentarismo“, finaliza.

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:

Leia também:

Fique atento: crianças também podem ter osteoporose

A Distrofia Muscular de Duchenne é rara, mas merece a sua atenção

Gravidez: 4 dicas para saber quando a dor nas costas é um problema


Leia também

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Virginia conta planos para chá revelação do terceiro filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Virginia dá detalhes do chá revelação do 3º filho: "Diferente dos outros"

Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício conta projeto profissional: "Sai do meu bolso" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Ele cresceu! 🥰

Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família

Ela só queria que o filho se sentisse parte da família (Foto: Reprodução/Facebook

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Isis Valverde completa 37 anos de vida e fala sobre sentimento - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Marcus Buaiz comemora aniversário de Isis Valverde com foto de todos os filhos juntos

Deborah Secco posta nova foto da filha - Reprodução/Instagram

Família

Deborah Secco mostra detalhes do quarto da filha e impressiona com decoração luxuosa

Namorada de Duda Nagle comenta sobre relacionamento - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Nova namorada de Duda Nagle fala sobre relação com Zoe

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!