Criança

Pai desenvolve técnica genial para controlar as birras das filhas e vídeo viraliza

Você pode se inspirar e fazer assim na sua casa também

Nathalia Lopes

Nathalia Lopes ,Filha de Márcia e Toninho

Birra é sempre um problema para os pais, a gente nunca sabe quando ela vai começar. E isso pode ser uma dor de cabeça ainda maior quando se tem mais de um filho. Um dos irmãos pode ser incentivado a chorar pelo outro. E os pais precisam de muito jogo de cintura para lidar com a situação e mostrar quem está no controle.

E foi exatamente o que aconteceu com um pai americano, que não foi identificado. Um vídeo feito por ele e publicado no NewsFlare está viralizando. Afinal ele achou uma forma genial de acabar com o ataque de birra das filhas: turnos de choro.

O homem decidiu criar um revezamento de choro com as filhas. As duas meninas, Genevieve e Georgia estavam vestidas com roupa de praia, quando a garota mais velha começa a chorar. Genevieve está a um passo do colapso e conforme se aproxima da irmã, Georgia começa a chorar junto.

Depois de acalmar a filha mais velha, ele explica que ele vai ser o primeiro a chorar, depois será a vez da Georgia e por último a de Genevieve e não precisou de mais de duas voltas no revezamento para que a menina parasse de chorar.

Birra não!

Aquele choro e gritaria sem fim que começa lá pelo 1 ano e meio de idade pode significar que seu filho entrou na fase da birra. Sim, essa fase é inevitável. Sim, você vai se descabelar. Não, não é fácil. Para que a criança se desenvolva e seja capaz de negociar as suas próprias vontades, sem manipular ou fazer chantagem, é preciso ser firme. E você vai fazer isso pelo mesmo motivo que fica com o coração doído: porque você o ama.

Para lidar com a birra, os pais não devem entrar no braço de ferro com a criança, pois se entram neste conflito perdem a autoridade. O primeiro passo é explicar para a o seu filho que não está gostando do comportamento e por isso não vai prestar atenção nele enquanto estiver agindo daquela maneira.

Caso você simplesmente saia do ambiente de conflito sem explicar por que está fazendo isso, o seu filho vai entender que você está se comportando como ele, achando que vocês estão disputando autoridade. Separamos 10 dicas para te ajudar a controlar essas birras.

1-Não tente acalmá-lo
Ignore-o a menos que ele esteja colocando em risco a si mesmo ou aos outros. Ao tirar sua atenção, você não reforçará esse tipo de comportamento.

2-Quanto mais alto seu filho gritar, mais tranquila você deve falar
Seu filho acabará aumentando o volume porque ele quer se envolver com você. Lembre que ele está se sentindo frustrado ou triste e ajude-o a manter a calma. Pós-birra, siga com as regras que você havia dado. Por exemplo, se a birra foi porque você disse que ele não poderia comer aquela bolacha, então não dê a ele a bolacha quando as lágrimas pararem.  

3-Entenda o motivo
Seu filho ainda está aprendendo a lidar com suas emoções, então um pequeno desentendimento pode rapidamente se transformar em um caos completo. Ele pode perder a paciência quando tenta amarrar os sapatos e percebe que não consegue fazer isso sozinho.

4-Dê tempo a ele
Deixe ele sentir essa raiva dentro dele. Deixe-o sozinho, apenas certifique-se de que não há nenhum objeto por perto que possa fazer com que ele se machuque. É necessário que a criança desabafe de maneira construtiva.

5-Crie um desvio
Tente manter seu filho envolvido e interessado em outra coisa, então ele se esquecerá do colapso que estava tendo. É fácil distrair uma criança, então sempre tenha algum truque para isso.

6-Abrace-o
Isso pode parecer a última coisa que você quer fazer quando seu filho está pirando, mas realmente pode ajudá-lo a se acalmar. Isso fará com que ele se sinta seguro e mostra que você se preocupa com ele.

7-Ofereça comida ou uma soneca
Fome e cansaço são um dos motivos principais para iniciar a birra. Pode acreditar que funciona da mesma maneira com nós, adultos. Também ficamos chatos quando estamos famintos e exaustos, porém, sabemos nos controlar, diferente das crianças.

8-Dê ao seu filho incentivo para se comportar
Certas situações como ficar muito tempo sentado no restaurante ou na igreja são difíceis para as crianças. Então, o incentive para continuar lá e manter a calma. Diga que quando acabar ele poderá fazer algo que gosta, como assistir algum filme.

9-Ria
Todo pai teme birras públicas, por razões óbvias. Você se preocupa que outros pais pensem que você é uma mãe ruim. Não entre em pânico se isso acontecer, enfrente a situação de uma forma calma e tente manter um sorriso em seu rosto.

10-Saia daí
Tirar as crianças da cena da birra pode tirá-las dela. É uma ótima estratégia para quando você não está em casa.

Lembre-se! Nunca esqueça de apontar os bons comportamentos do seu filho, mesmo os pequenos. Quanto mais favorável a atenção que ele recebe por um comportamento desejado, maior a probabilidade de fazê-lo novamente. Ele também precisa ver e ouvir que está tudo bem cometer um erro às vezes. Para crianças pequenas, uma solução é utilizar a linguagem de sinais.

Leia também:

5 lições importantes que seu filho te ensinou

Birras sem sentido

Está difícil disciplinar seu filho? A gente te ajuda!