Pai e filhos plantam mais de 40 árvores no Acre e o motivo é lindo

Eles cuidam, regam e limpam as plantações

Heloísa e Henzo já plantaram cerca de 40 árvores (Foto: reprodução / cedida ao G1)

Heloísa Ribeiro de Lima, de 7 anos, e o irmão Henzo Ribeiro, de 5, se inspiraram no trabalho do pai, Quelyson de Souza, que é Engenheiro Florestal, para plantar mais árvores no condomínio em que moram, em Rio Branco, no Acre. As crianças sentirem falta da arborização, após se mudarem de outro bairro, e já plantaram mudas de brancos lanterneira, chuva-de-ouro e ipês roxos.

A iniciativa começou em 2014 e desde então, mais de 40 árvores foram plantadas no local. De acordo com Quelyson, em entrevista ao G1, além de ajudar no processo de arborização, é também uma atividade de educação ambiental com as crianças. “Pego as mudas no Viveiro da Floresta ou pego a semente e faço germinação com eles. Faço o preparo quando estão aptas, escolho um local pouco arborizado e, em cima disso, finais de semana plantamos as mudinhas nos canteiros centrais da rua que moramos”.

(Foto: reprodução / cedida ao G1)

“Minha filha era pequena e, como sou engenheiro florestal e trabalho com meio ambiente, temos acesso a algumas mudas. Sempre pego essas mudas e na época do plantio, de chuvas, faço atividades com meus filhos”, contou ao site. Ele comentou também que outras árvores já são plantadas a partir das sementes que foram dadas. “Coletamos sementes de ipê, que são floradas, e mostro para eles o processo, desde colocar para germinar até virar muda e plantar”.

O pai das crianças diz se sentir orgulhoso, pois eles participam de todo processo e sabem da importância em cuidar do meio ambiente. Além de acharem a atividade divertida, Heloísa e Henzo têm como responsabilidade cuidar, regar e limpar as plantações. “Com esse tipo de atividade, a gente consegue aumentar as áreas verdes, onde a temperatura é maior por conta do asfalto e concreto”.

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:

Leia mais:

Fralda feita de mandioca é a nova invenção para burlar a poluição ambiental

Peça”O Príncipe dos Porquês” foca a Língua Portuguesa e a importância da preservação ambiental

Chá de revelação acaba em desastre ambiental e multa de 220 mil dólares