Publicado em 03/11/2014, às 13h25 - Atualizado em 10/05/2021, às 09h02 por Redação Pais&Filhos
Quando Julia nasceu, o pai, Marcus Vinicius Doti não imaginava que além de filha ela seria sua inspiração, controle de qualidade e cliente de sua empresa Papinha FazBem, que produz refeições não industrializadas, livres de conservantes e sem adição de sal ou açúcar para bebês de seis meses a um ano e meio. A marca existe há 4 anos e conta atualmente com cinco linhas regulares, totalizando 30 papinhas diferentes: Orgânica, Frutas, Papazinho, Oito Meses, e Doze Meses.
De acordo com Doti, sua intimidade com a cozinha vem desde a infância. Criado na companhia de uma babá que, segundo ele, era uma cozinheira de mão cheia, adquiriu gosto e habilidade pelas receitas com ela. Além dos ensinamentos de sua babá, ele também fez um curso de gastronomia com o chef José Hugo Celidônio, um dos precursores da boa gastronomia no Rio de Janeiro.
Assim que Julia começou a se alimentar, ele viu que havia uma carência no mercado de alimentação para bebês e começou a fazer a alimentação da filha. “As receitas introdutórias foram fornecidas pela pediatra. Eu cozinhava em casa, dava para a Julia provar, dependendo da reação dela eu mexia e adaptava. Foi uma fase de construção de paladar”, conta.
Não demorou para que a ideia de cozinhar uma papinha saudável para a filha se tornasse uma opção de negócio. Para viabilizar a ideia, Doti, que na época trabalhava na área de marketing do Senac, se matriculou em um curso de especialização em gastronomia na instituição e criou a empresa Papinha FazBem em sua tese.
Assim que transformou o hábito caseiro em uma empresa, Doti passou a contar com maior envolvimento de pediatras e nutricionistas. “O processo de produção é feito por um profissional de gastronomia, portanto, com conhecimentos sobre segurança alimentar e qualidade dos ingredientes”, conta.
Além de ingrediente orgânicos, as papinhas contam com itens naturais. Durante o processo, as papinhas são cozidas no vapor de água 100% filtrada, como forma de preservar cor, sabor e nutrientes.
A empresa atende bebês de até 18 meses. “A razão de irmos até esta idade com a Linha 12+meses é para preparar o bebê para sair das papinhas e entrar na rotina da alimentação familiar, seja dentro ou fora de casa. E assim, proporcionamos a oportunidade de a mãe agregar alimentos consumidos pela família como caldo de feijão, legumes ralados e ou cozidos à dieta da criança”, explica Doti.
Os resíduos dos alimentos utilizados para a produção das papinhas é revertido em adubo que será utilizado nos canteiros do Shopping Open Mall, na Barra da Tijuca, onde a empresa se encontra. “Como 100% do detrito da empresa é formado por cascas, aparas de verduras, legumes e casca de ovos, nós transformamos em adubo, usando o método simples de compostagem que é feito fora da empresa. O adubo gerado é usado nos canteiros do centro comercial
que estamos localizados. Com isso contribuímos com menos geração de lixo”.
Segundo Doti, assim como a ideia de empresa, esse projeto também nasceu naturalmente, pois já costumava jogar as cascas de banana, batata, cenoura e ovos nas plantas do jardim.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil