Dia das Crianças: 5 experimentos super divertidos para fazer dentro de casa

Haja criatividade para manter as crianças entretidas durante o isolamento social! Para te ajudar nessa missão, separamos alguns projetos fáceis e divertidos

Resumo da Notícia

  • Manter as crianças ocupadas durante o isolamento não é nada fácil
  • Nós te ajudamos com essa missão
  • Veja 5 experimentos super divertidos para fazer dentro de casa

Haja criatividade para manter as crianças entretidas durante o isolamento social! Para te ajudar nessa missão, separamos 5 projetos super fáceis e divertidos de fazer, que vão ensinar, divertir e criar boas memórias entre pais e filhos! Confira:

-Publicidade-

Construindo uma ponte

Hora de colocar a mão na massa (Foto: reprodução/Parents/Stephanie Rausser)

Seu pequeno arquiteto pode projetar e construir uma ponte na sala de casa. Os arcos podem ser feitos com cordões e a longa suspensão deles, geralmente feita por torres, terão o apoio de cadeiras em ambos os lados. Cordões verticais são pendurados nos de suspensão. (Indicado para crianças maiores de 5 anos)

O que você vai precisar

  • 6 a 10 placas de espuma de 8 x 10 centímetros,
  • fita adesiva,
  • 2 cadeiras,
  • livros pesados,
  • tesoura sem ponta
  • cordões grossos e finos

Como fazer

1. Cole as placas de espuma uma nas outras com fita adesiva e forme a base

-Publicidade-

2. Coloque uma cadeira de costas para a outra com uma distância considerável. Apoie a base de espuma e use livros pesados em cada extremidade para equilibrar a ponte.

3. Corte dois comprimentos do cordão mais grosso – cerca do dobro da distância entre os topos das cadeiras. Estes serão os cabos de suspensão. Passe os cordões por cima das cadeiras, como mostrado abaixo, amarrando-os em furos feitos em cada extremidade da base de espuma.

4. Corte um pedaço do cordão mais fino para o cabo vertical central. Amarre-o em um dos lados num cabo de suspensão. Passe-o por baixo da ponte e amarre no cabo de suspensão do outro lado. Assim, o cordão dará sustentação à ponte.

5. Siga o mesmo processo, prendendo os cabos verticais em ambos os lados do cabo central. Continue colocando até os cordões estarem presos de uma ponta à outra, deixando a ponte totalmente firme.

6. Agora é a hora de testar a ponte! Peça para que seu filho faça o experimento – ele ficará surpreso!

Fazendo nuvem em uma jarra

Diversão em segurança dentro de casa (Foto: reprodução/Parents/Stephanie Rausser)

Essa tempestade caseira ensinará ao seu filho sobre o clima e a evaporação – que nada mais é do que a formação das nuvens! Para isso, preencha quase toda a jarra com água e coloque um pouco de espuma de creme de barbear no topo, até cobrir completamente a superfície. Encha um copo pequeno com água e bastante corante azul. Usando um conta-gotas, peça para seu filho despejar o líquido azul por cima da nuvem de creme de barbear e observe a tempestade se formando. (Indicado para crianças maiores de 3 anos).

Almofadas Tie-Dye

A nova moda tomou conta da decoração também (Foto: reprodução/Parents/Stephanie Rausser)

Esse experimento é uma pequena lição de solubilidade – palavra difícil, mas que significa a reação de uma substância se dissolvendo em outra. Canetinhas coloridas permanentes em tecido não saem com água, porém, quando usamos álcool a tinta se espalha e acaba criando um padrão lindo de cores. Então, peça para seu filho desenhar com canetinhas do lado branco da capa da almofada – não se esqueça de proteger o outro lado com alguma superfície! Quanto mais cores ele usar, mais ela vai se espalhar. Quando o desenho estiver pronto, peça para ele usar um conta- gotas com álcool para espalhar a tinta no travesseiro e observe a mágica acontecendo! Para finalizar, seque com secador de cabelo em temperatura quente para fixar as cores. (Indicado para crianças maiores de 4 anos)

Cards iluminados

É  a chance de aprender sobre circuitos elétricos (Foto: reprodução/Parents/Stephanie Rausser)

Ao fazer um cartão com uma luz que pisca, seu filho aprende como um circuito elétrico funciona. (Indicado para crianças maiores de 6 anos)

O que você vai precisar

  • 1 pedaço de cartolina,
  • lápis,
  • modelo,
  • tesoura,
  • fio de calibre 22 floral,
  • LED,
  • fita adesiva,
  • bateria tipo moeda de 3 volts,
  • um fixador de papel (ou também conhecido como ‘bailarina’),
  • marcadores e papel colorido

Passo a passo

1. Planeje seu circuito. Dobre um pedaço de papel (aproximadamente 0,5 x 11 centímetros) no meio para criar um cartão. Dentro do cartão, desenhe seu o circuito com lápis seguindo nosso modelo. Quando o cartão estiver fechado, o botão para ativar a bateria deve ficar na frente, então planeje cuidadosamente.

2. Para conectar o LED no lado negativo (-) da bateria. Corte um pequeno pedaço de arame (cerca de 5 centímetros) e envolva-o no lado negativo do LED. Tape a outra extremidade do fio no lado negativo da bateria com fita adesiva. Você vai notar que o lado positivo (+) da bateria ficará voltado para cima.

3. Conecte o botão no LED. Faça um buraco onde seu botão irá ficar. Encaixe o fixador de papel (bailarina) no buraco deixando as “abas” no interior do cartão. Usando outro pequeno pedaço de arame, conecte o fio (mais longo) do LED enrolando o fio com cuidado em torno das abas

4. Cubra os fios com fita adesiva para que eles não se toquem quando você fechar o cartão, deixando apenas o meio da bateria e o botão exposto.

5. Teste seu circuito. Feche o cartão e pressione o botão. O LED acende? Se não, pense na solução do problema: verifique se os fios estão se cruzando e se o botão tem uma boa conexão com a bateria.

6. Se o LED acender, pronto! Agora é só decorar o cartão e presentear alguém especial.

Pêndulo de areia

Usando a criatividade e ciência (Foto: reprodução/Parents/Stephanie Rausser)

Crie um pêndulo preso a um fio que balança preso num ponto fixo – usamos um funil cheio de areia, bem simples! Quando você o puxa para longe do centro e solta, ele balança para frente e para trás, até que perca a força e pare no centro, mantendo o equilíbrio. As trilhas de areia deixadas pelo pêndulo mostram ao seu filho uma visualização da equação matemática na prática. Uma curiosidade: durante séculos, os pêndulos foram usados em relógios e para marcar o tempo. (Indicado para crianças maiores de 3 anos)

O que você vai precisar

  • Barbante,
  • tesoura,
  • elásticos resistentes,
  • 1 funil de cozinha,
  • cabo de vassoura,
  • papel cartão,
  • areia de artesanato (quanto mais cores, mais legal!)

Como fazer

1. Corte três pedaços de barbante, cada um com cerca de 3 centímetros de comprimento. Amarre-os a um elástico que caiba na borda do funil, sempre com espaçamento igual.

2. Encaixe o elástico na borda do funil.

3. Junte as pontas soltas dos barbantes no topo e amarre-as para que fiquem uniformes.

4. Amarre o funil suspenso no cabo de vassoura (ou apenas segure-o no alto). Coloque o papel cartão debaixo para que a areia caia nele.

5. Peça ao seu filho para preencher o funil com areia, mas tampando a pequena abertura de baixo com o dedo. Instrua-o a retirar o dedo e dar um pequeno empurrão no objeto. Agora vejam o experimento acontecer!

-Publicidade-