Publicado em 08/10/2021, às 10h30 - Atualizado às 11h25 por Marina Paschoal, filha de Selma e Antonio Jorge
Haja criatividade para manter as crianças entretidas durante o isolamento social! Para te ajudar nessa missão, separamos 5 projetos super fáceis e divertidos de fazer, que vão ensinar, divertir e criar boas memórias entre pais e filhos! Confira:
Seu pequeno arquiteto pode projetar e construir uma ponte na sala de casa. Os arcos podem ser feitos com cordões e a longa suspensão deles, geralmente feita por torres, terão o apoio de cadeiras em ambos os lados. Cordões verticais são pendurados nos de suspensão. (Indicado para crianças maiores de 5 anos)
Depois de ter em mãos todos os itens que você precisa para criar essa ponte superdivertida e que garante altas brincadeiras, é hora de colocar a mão na massa e começar a montá-la. O passo a passo é bem simples, olha só:
Essa tempestade caseira ensinará ao seu filho sobre o clima e a evaporação – que nada mais é do que a formação das nuvens! Para isso, preencha quase toda a jarra com água e coloque um pouco de espuma de creme de barbear no topo, até cobrir completamente a superfície. Encha um copo pequeno com água e bastante corante azul. Usando um conta-gotas, peça para seu filho despejar o líquido azul por cima da nuvem de creme de barbear e observe a tempestade se formando. (Indicado para crianças maiores de 3 anos).
Esse experimento é uma pequena lição de solubilidade – palavra difícil, mas que significa a reação de uma substância se dissolvendo em outra. Canetinhas coloridas permanentes em tecido não saem com água, porém, quando usamos álcool a tinta se espalha e acaba criando um padrão lindo de cores. Então, peça para seu filho desenhar com canetinhas do lado branco da capa da almofada – não se esqueça de proteger o outro lado com alguma superfície! Quanto mais cores ele usar, mais ela vai se espalhar. Quando o desenho estiver pronto, peça para ele usar um conta- gotas com álcool para espalhar a tinta no travesseiro e observe a mágica acontecendo! Para finalizar, seque com secador de cabelo em temperatura quente para fixar as cores. (Indicado para crianças maiores de 4 anos)
O Dia das Crianças está chegando e se você ainda não encontrou o presente perfeito para o seu filho, a Pais&Filhos fez uma seleção especial de produtos no site da Amazon para você se inspirar, tem opções para todos os gostos e bolsos também. Dá uma olhada AQUI e arrase na escolha!
Ao fazer um cartão com uma luz que pisca, seu filho aprende como um circuito elétrico funciona. Esta brincadeira é indicada para crianças maiores de 6 anos. Abaixo, veja a lista de materiais que você vai precisar ter em mãos e como montá-la.
1. Planeje seu circuito. Dobre um pedaço de papel (aproximadamente 0,5 x 11 centímetros) no meio para criar um cartão. Dentro do cartão, desenhe seu o circuito com lápis seguindo nosso modelo. Quando o cartão estiver fechado, o botão para ativar a bateria deve ficar na frente, então planeje cuidadosamente.
2. Para conectar o LED no lado negativo (-) da bateria. Corte um pequeno pedaço de arame (cerca de 5 centímetros) e envolva-o no lado negativo do LED. Tape a outra extremidade do fio no lado negativo da bateria com fita adesiva. Você vai notar que o lado positivo (+) da bateria ficará voltado para cima.
3. Conecte o botão no LED. Faça um buraco onde seu botão irá ficar. Encaixe o fixador de papel (bailarina) no buraco deixando as “abas” no interior do cartão. Usando outro pequeno pedaço de arame, conecte o fio (mais longo) do LED enrolando o fio com cuidado em torno das abas
4. Cubra os fios com fita adesiva para que eles não se toquem quando você fechar o cartão, deixando apenas o meio da bateria e o botão exposto.
5. Teste seu circuito. Feche o cartão e pressione o botão. O LED acende? Se não, pense na solução do problema: verifique se os fios estão se cruzando e se o botão tem uma boa conexão com a bateria.
6. Se o LED acender, pronto! Agora é só decorar o cartão e presentear alguém especial.
Crie um pêndulo preso a um fio que balança preso num ponto fixo – usamos um funil cheio de areia, bem simples! Quando você o puxa para longe do centro e solta, ele balança para frente e para trás, até que perca a força e pare no centro, mantendo o equilíbrio. As trilhas de areia deixadas pelo pêndulo mostram ao seu filho uma visualização da equação matemática na prática. Uma curiosidade: durante séculos, os pêndulos foram usados em relógios e para marcar o tempo. (Indicado para crianças maiores de 3 anos). Veja abaixo quais são os materiais necessários para fazer essa brincadeira:
Tudo bem mãos? Hora de colocar em prática com um passo a passo bem explicado. Lembre de supervisionar sempre a brincadeira e estar perto dos seus filhos para registrar os momentos divertidos que ele vai ter após montar esse pêndulo!
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Dormiu e não acordou”, diz mãe de bebê de apenas um mês que morreu enquanto dormia
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Filha de Fabiano Menotti canta Marília Mendonça para multidão em vídeo de arrepiar
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”