Pesquisa defende que as crianças preferem pais barbeados do que barbudos

Segundo os estudiosos, aquela barba por fazer não é atrativa para o seu filho

Crianças preferem rostos limpos do que barbudos (Foto: Getty Images)

Você provavelmente já conhece pais com barbas grandes e que as crianças não gosta muito? Existe uma explicação para isso. Um novo estudo revela que os bebês e as crianças preferem realmente pessoas que fazem a barba.

A pesquisa também sugere que apesar dos pequenos pensarem que a barba é sinal de um pessoa forte, eles apreciam os rostos sem os pelos. A autora do estudo, Nicole Nelson, pesquisadora australiana que investiga os julgamentos que as pessoas fazem com base nos rostos, disse: “Os homens adultos adoram os rostos barbados e se julgam mais fortes, mais velhos, mais masculinos, mais atraentes e melhores pais.” Será que as crianças sentem isso também? Bem, é complicado.

“As crianças podem usar rostos para julgar tudo, desde a idade e o sexo de uma pessoa até sua saúde ou sentimentos”, explicou Nicole. “Barbas significam coisas diferentes para as crianças, dependendo da idade.” A pesquisa revelou que o meio termo, aquela barba por fazer, as crianças não são fãs.

Os bebês não parecem ter muita opinião sobre barbas. Mas uma vez que a infância atinge, eles começam a fazer julgamentos. Para os propósitos do estudo, Nicole e sua equipe mostraram aos filhos duas fotos dos mesmos homens, com e sem barba. “As crianças viam barbas como indicadoras de alguém que é forte e velho já aos 2 anos de idade”, disse ela. “Mas eles também evitavam barbas quando perguntávamos quem parecia melhor.”

Em outras palavras, os adultos barbados podem parecer fortes, mas a maioria das crianças ainda prefere um visual limpo. De uma forma tipicamente adolescente, “os jovens de 14 a 17 anos eram indecisos em relação às barbas”.

Mas para os pais se perguntando se encarariam a navalha, Nicole teve algumas descobertas tranquilizadoras. “As crianças gostam do rosto do pai, no entanto, normalmente é barbudo ou barbeado”, disse Nelson. “Os pais barbudos devem ter em mente, porém, que os amigos de seus filhos que têm pais bem barbeados podem achá-los um pouco intimidantes”.

Estudo mostra que a barba do pai pode ser mais suja do que pelo de cachorro e estamos chocadas

Um estudo mostrou que uma nova moda entre os homens pode ser prejudicial à saúde dos bebês. A pesquisa prova que as barbas podem ter mais sujeira e bactérias do que os pelos dos cachorros.

A pesquisa foi liderada por um grupo de suíços, da Clínica Hirslanden. Eles limparam e recolheram materiais de barbas de 18 homens e fizeram a mesmas coisa com mais de 30 cachorros de raças diferentes. Depois de serem analisadas, as amostras deram um susto em todo mundo todos os 18 homens (de 18 a 37 anos) mostraram uma taxa mais alta de micróbiosnas barbas do que nos cachorros. E dos 30 animais, 23 estavam com uma contagem um pouco mais alta e os outros estavam com um número considerado “ok” pelos estudiosos.

O mais engraçado da situação é que esse não era o objetivo do estudo. Os médicos estavam procurando saber se os homens poderiam contrair uma doença que um scanner de ressonância estava passando para os cachorros. E por mais que o estudo não tenha sido com foco nos pais, uma mãe australiana manifestou a opinião dela: “Pense vômito de bebê velho. Dedos pequenos sujos brincando com a barba do papai. Uma criança em desfralde, depois de um acidente, agarrando a sua barba. Ou até uma criança doente e mal-humorada se encolheu no pai e recebe beijos para ser acalmada”.

Leia Também:

Marcos Mion tira a barba e a reação dos filhos é a melhor de todas

Vídeo: bebê vê pai sem barba pela primeira vez e tem reação incrível!

Marcos Mion faz barba de filho autista pela primeira vez em vídeo e legenda emociona