“Pôneiterapia”: Entenda como os cavalos ajudam as crianças no tratamento do câncer

Pacientes do Hospital das Clínicas receberão visitas de dois pôneis para auxiliar psicologicamente e emocionalmente o tratamento da doença

Resumo da Notícia

  • O Hospital das Clínicas teve a iniciativa de adicionar pôneis no tratamento do câncer nas crianças
  • Bryan Amaro era um paciente que estava em tratamento à 7 meses e tinha o sonho de conhecer um cavalo
  • Após a visita incrível o paciente teve alta 35 dias depois

Recentemente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, um menino chamado Bryan Amaro de Andrade que estava em tratamento do câncer a mais de 7 meses, contou que o sonho dele era conhecer um cavalo, após esse encontro incrível o menino teve alta 35 dias depois.

-Publicidade-

Os cavalos Nemo e Caramelo farão visitas mensais às crianças no Hospital das Clínicas. Assim poderão servir de como um tratamento duplo, e reforço para os pacientes. Por prevenção e parte do protocolo do Covid-19 a equipe que acompanhará as crianças será testada antes.

Bryan ao lado do pônei na foto a esquerd
Bryan ao lado do pônei na foto a esquerda (Foto: Reprodução/G1)

De acordo com o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, a visita “potencializa a recuperação de pacientes infantis” porque oferece melhora emocional e psicológica, o que aumenta a receptividade ao tratamento convencional com radioterapia e quimioterapia. Já que para as crianças a luta é mais difícil.

Segundo Kátia Regina Oliveira, coordenadora administrativa do Instituto. Depois que o pequeno Bryan teve alta, as equipes do hospital e da hípica transformaram o sonho em projeto. “A primeira visita aconteceu no último dia 14 e não preciso dizer que foi um sucesso! As crianças ficaram maravilhadas e proporcionaram momentos de muita emoção a todos presentes”, disse Regina Oliveira. Mais de 5,5 mil crianças fazem tratamento contra o câncer no Instituto, e 30 estão internadas.