Por que meu filho cutuca o nariz? Veja como ajudá-lo parar com o hábito

É muito comum encontrar crianças com o hábito de colocar o dedo dentro do nariz. Mas isso pode trazer riscos à saúde do seu filho – veja dicas de como ajudar ele a mudar esse comportamento

Resumo da Notícia

  • Crianças tendem a cutucar o nariz em qualquer lugar e qualquer hora
  • Mas o hábito pode colocar a saúde delas em risco
  • Com o tempo, elas vão ficando mais velhas e tendem a parar com o hábito, mas existem algumas práticas que você pode fazer para evitá-lo antes

É muito comum que crianças coloquem o dedo dentro do nariz, independe do momento. Mas, “à medida que a criança envelhece, torna-se menos apropriado socialmente, então, se ela continuar fazendo isso [cutucar o nariz], tende ser em momentos mais privados e com menos frequência”, diz Leah Alexander, médica pediatra e consultora do Mom Loves Best.

-Publicidade-

Enquanto isso, é melhor acabar com esse hábito do seu filho de cutucar o nariz. Fazer isso com frequência pode ter alguns efeitos colaterais prejudiciais para a saúde da criança. E isso inclui arranhões e machucados na parte interna do nariz, sangramento nasal e disseminação de germes e infecções! Então, por que as crianças cutucam o nariz? E o que você pode fazer para que seu filho pare com isso? A revista norte-americana Parents conversou com especialistas para entender esse fenômeno comum da infância.

Crianças tendem a cutucar o nariz em qualquer lugar e qualquer hora, mas o hábito não é apenas nojento, ele pode colocar a saúde delas em risco (Foto: Getty Images)

Por que as crianças cutucam o nariz?

Desde de cedo, as crianças cutucam ou mexem no nariz por vários motivos. Elas tendem a fazer isso quando estão descobrindo seus corpos, segundo Jaime Friedman, médico pediatra em San Diego e porta-voz da Academia Americana de Pediatria. “Eles encontram um buraco, então querem explorá-lo”, conta.

Já crianças mais velhas, podem cutucar o nariz para limpar o muco que pode estar incomodando. “Muitas não limpam o nariz assoando regularmente, então o muco se acumula e fica seco”, diz Nina Shapiro, médica otorrinolaringologista pediátrica no Hospital Infantil Mattel da UCLA e autora de ‘The Ultimate Kids’ Guide to Being Super Healthy’, em português, algo como ‘Guia definitivo para crianças serem super saudáveis’. Ela explica que o muco pode causar coceira e congestão nasal, fazendo com que as crianças cutuquem o nariz para tirá-lo. E como a irritação de mexer no nariz faz com que mais muco se acumule, o ciclo simplesmente se repete.

As crianças também podem cutucar o nariz se estiverem com coceira, acrescenta o Dr. Shapiro, o que tende a acontecer com alergias sazonais. Às vezes, mexer no nariz pode ser subconsciente e seu filho nem percebe que está fazendo isso.

Consequências de cutucar o nariz

Na maioria dos casos, cutucar o nariz é inofensivo e costuma incomodar mais os pais do que os filhos. Mas esse mau hábito também pode ter algumas consequências prejudiciais. “As unhas compridas podem causar arranhões nasais e até sangramento no nariz”, diz o Dr. Shapiro. Na verdade, os sangramentos nasais são geralmente mais causados ​​por arranhões no nariz em crianças de 3 a 10 anos de idade.

Talvez o mais preocupante seja o fato de que cutucar o nariz pode introduzir germes e bactérias ao corpo. “Dedos sujos no nariz são uma ótima maneira para as crianças não só pegarem germes e ficarem doentes, mas também espalharem os germes”, diz o Dr. Friedman. A Dr. Shapiro acrescenta: “Especialmente porque estamos vendo mais e mais doenças respiratórias em crianças, incluindo a Covid-19, é arriscado enfiar o dedo no nariz hoje em dia”.

Com o tempo, elas vão ficando mais velhas e tendem a parar com o hábito de cutucar o nariz, mas existem algumas práticas que você pode fazer para evitá-lo antes  (Foto: freepik)

Em casos raros, também existe a possibilidade de que cutucar o nariz possa causar uma infecção. “Todos nós temos bactérias que ficam penduradas em nossas mãos e dedos, e uma criança pode acabar colocando-as dentro do nariz e podendo ter uma infecção bacteriana “, diz o Dr. Alexander.

Como impedir que seu filho cutuque o nariz

Crianças pequenas podem não perceber que cutucar o nariz é impróprio e anti-higiênico, então os pais devem ser cautelosos ao ajudá-los a acabar com o hábito. Eles nunca devem constranger ou envergonhar o filho.

Para minimizar a mania de mexer no nariz, explica a Dr. Shapiro, os pais podem ensinar seus filhos sobre assoar o nariz e práticas gerais de higiene, como lavar o nariz, por exemplo – e esses hábitos de higiene podem começar desde os dois ou três anos. “Os pais devem ensinar às crianças a lavar as mãos, e que colocar as mãos sujas no nariz pode levar à propagação de infecções”, diz ela. “Quando eles forem limpar o nariz, eles precisam lavar as mãos antes e depois”. Dra. Shapiro também recomenda spray salino nasal para narizes que têm costume de ficar secos com frequência, assim evitando as crostas (e a vontade de mexer nelas!).

Por fim, evite dizer “não mexa no nariz” ou “tire o dedo do nariz” o tempo todo, o que pode motivar a criança a fazer mais isso. Em vez disso, a Dr. Alexander sugere o uso de reforço positivo para ajudar seu filho a largar o mau hábito. “Dizer ‘bom trabalho’ quando ele não está cutucando o nariz ou recompensando-o por usar um lenço de papel pode, com o tempo, reduzir a frequência disso”, diz ela.