Criança

Por que seu filho vomitou? Novo guia pode agilizar o diagnóstico

O manual foi atualizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Vem entender as mudanças

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou um novo guia para tratamento de náusea e vômitos. O documento chama “Evidências para o Manejo de de Náusea e Vômitos em Pediatria” e tem dicas para os médicos que cuidam do seu filho saberem como identificar com mais facilidade as causas desse sintoma.

De acordo com Mauro Batista Morais, presidente do Departamento de Gastrenterologias da  SBP e pai de Carla, a Sociedade tem uma grande preocupação em desenvolver textos que possam atualizar as informações do mundo da saúde para os pediatras do Brasil em todas as suas áreas de atuação. “Geralmente essas novidades estão voltadas para os problemas que mais aparecem nos consultórios”, explica.

Vômito é uma coisa recorrente entre as crianças e gera um incômodo enorme para toda a família. Mas você sabia que esse sintoma pode ter diferentes origens? Por isso o diagnóstico precoce evita que a doença evolua para um quadro mais grave. Segundo Mauro, uma das inovações mais importantes no guia foi a mudança no tratamento de vômitos decorrentes da diarreia. “Se o quadro de diarreia aguda for preocupante, por exemplo, que tem origem em alguma infecção por vírus ou bactéria, é aconselhável usar um antiemético”, comenta.

O médico explicou para a gente que antigamente esse tipo de remédio era questionado porque causava sonolência nas crianças “e não era comprovada a sua efetividade”. Mas novos estudos indicam que funciona, sim! O caminho é usar o antiemético ondansetrona – que não dá sono algum nas crianças.

O benefício chega em você

Embora o guia seja apenas para pediatras, é claro que você também colhe os frutos dessa atualização. Os médicos estarão mais preparados para um diagnóstico rápido com um tratamento de sucesso. E Mauro tem um pedido caso seu filho vomite em casa: “Não tome iniciativas próprias, principalmente seguindo conselhos da internet. Lembre que o principal aliado para a saúde da criança é o pediatra”.

Leia também:

Seu filho está sofrendo com vômito? A gente te ajuda a cuidar disso<