Por que usar lenço umedecido na limpeza nasal das crianças?

A lavagem nasal pode proteger toda a família contra doenças respiratórias¹. Mas existem produtos, como o lenço umedecido nasal, que podem trazer ainda mais benefícios para essa higiene infantil

Resumo da Notícia

  • Você sabe qual é a necessidade de usar o lenço umedecido na limpeza nasal das crianças?
  • A verdade é que uma higiene nasal é ainda mais completa quando feita na parte interna e externa do nariz
  • Entenda como essa prática pode ajudar no cuidado de toda a sua família

A limpeza nasal é uma maneira acessível, rápida e eficaz de se prevenir contra as doenças respiratórias¹ – principalmente no outono e no inverno, momentos do ano em que esses quadros costumam ser mais comuns, especialmente em crianças².

-Publicidade-

Existem produtos que são ideais para a limpeza nasal interna, como forma de eliminar crostas e sujeiras³. Contudo, você sabia que a higienização nasal externa também é muito importante?!

É verdade! A limpeza externa da região nasal é essencial e simples de ser realizada, porém não de qualquer forma. Principalmente nos bebês e nas crianças (que possuem a pele ainda sensível), é ideal realizá-la com lenços umedecidos apropriados para o nariz. Te mostramos os benefícios dessa etapa na saúde nasal e respiratória do seu filho⁴.

Sem secreções

A limpeza nasal é realizada para remover as secreções acumuladas dentro do nariz. Essa sujeira surge por causa do fluxo contínuo de ar causado pela nossa respiração que, quando é realizada, filtra a poluição¹.

Os lenços umedecidos nasais possuem uma ação antisséptica, principalmente aqueles banhados em solução salina – que podem eliminar germes e bactérias, e até prevenir doenças respiratórias³.

Uma higiene nasal bem feita é capaz de auxiliar na prevenção das doenças respiratórias do seu filho¹ (Foto: Shutterstock)

Essa poluição fica na região nasal e, se não for adequadamente higienizada, pode levar ao aparecimento de doenças respiratórias³. Por isso, não só a lavagem com solução salina, mas também assoar e limpar o nariz com um lenço umedecido nasal pode reduzir o crescimento bacteriano e garantir uma higienização de qualidade e completa⁵.

Hidratação

Os lenços umedecidos nasais, como o próprio nome diz, são banhados por substâncias que previnem irritações e ressecamento da pele do bebê⁴. Por isso, para além da função antisséptica, também hidratam a pele sensível das crianças⁶.

É importante ressaltar que, em caso de obstrução nasal (principalmente de crianças mais velhas), o nariz não deve ser assoado com muita força. Pelo contrário: neste caso, a higienização deve ser feita prioritariamente com soro e, em caso de secreções externas, o lenço umedecido nasal deve ser delicadamente passado para limpar a região¹.

Limpo por dentro e por fora

Um nariz devidamente limpo é capaz de trazer uma respiração mais pura e saudável para a criança¹. Com a higiene nasal fazendo parte da rotina da sua família, a gente garante: dá para se prevenir contra as doenças respiratórias o ano todo³.

Para isso, a Libbs possui uma série de produtos pensados na saúde respiratória e na limpeza e hidratação nasal da família toda, não importa a idade! Os novos Salsep Lenços Nasais Kids vem como um complemento da limpeza nasal diária: durante a higiene externa, os lenços limpam o nariz da criança, hidratam e cuidam da pele⁵. Por meio de uma fórmula natural com aloe vera, extrato de camomila e vitamina E, esse item será seu braço direito nos cuidados da família.

Os novos Salsep Lenços Nasais Kids vem como um complemento da limpeza nasal (Foto: Divulgação/ Libbs)

 

REFERÊNCIAS

1- De Melo, Ana Carolina Cardoso; Gomes, Adriana Oliveira Camargo; Da Cunha, Daniele Andrade; Lima, Sandro Júnior Henrique; Pereira Lima, Wigna Rayssa, Da Cunha, Renata Andrade; Da Silva, Hilton Justino. Mudança nas áreas nasais em crianças com respiração oral após a limpeza e massagem nasal. CoDAS 2016;28(6):770-777.

2- Teixeira Gonçalves, Fábio L.; Stagliorio Coelho, Micheline de S. Z. Variação da morbidade de doenças respiratórias em função da variação da temperatura entre os meses de abril e maio em São Paulo. Ciência e Natura, vol. 32, núm. 1, 2010, pp. 103-117. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Brasil. ISSN: 0100-8307.

3- Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology (IAPO). A Importância da Higiene Nasal em Crianças [internet]. [acesso em Maio/2022]. Disponível em: https://cdn.gn1.link/iapo/manuals/viii_manual_br_21.pdf

4- Fernandes JD, Machado MCR, Oliveira ZNP. Prevenção e cuidados da pele da criança e do recém nascido. An Bras Dermatol. 2011;86(1):102-10.

5- Data on file. Relatório final – Avaliação da eficácia antisséptica por meio do ensaio de halo de inibição em três(03) microrganismos. Campinas: Kosmosciences; 2021.

6- Data on file. Relatório final – Estudo pré-clínico para avaliação da eficácia de um (01) produto cosmético na atividade protetora da barreira cutânea. Campinas: Kosmosciences; 2021.