“Pote da calma” promete deixar seu filho mais tranquilo e você precisa aprender a fazer!

O utensílio ajuda as crianças a manterem o foco

 

-Publicidade-
(Foto: Assessoria)

Quando os filhos decidem fazer birra, começam a ter crises de choro, ou até mesmo de irritabilidade, a vontade da maioria dos pais é de apenas fugir dessa situação. Ou até mesmo cair no choro. Porém, existem algumas ideias e invenções que podem acalmar as crianças, como é o caso do Pote da calma! Um utensílio inspirado no método Montessori.

O efeito causado pelo líquido colorido e brilhante encanta as crianças, que voltam a atenção para o presente e tendem a ficar mais calmas, ou seja, tem como proposta atuar na parte sensorial, ajudando a criança a manter o foco, pois elas estão concentradas no vidro e têm tempo para respirar e se acalmar.

-Publicidade-

Segundo a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Criciúma, Santa Catarina, Claudia Kochhann de Lima, o pote da calma se relaciona diretamente com a essência da criança. “A essência da criança é o brincar e essa ferramenta é um brinquedo que pode ser utilizada para ajudá-la a lidar melhor com as suas frustrações”, analisou.

A ideia principal é que, com o utensílio, as crianças consigam lidar com os sentimentos e passem a se conhecer melhor. Ainda de acordo com Claudia, as atitudes quando a tranquilidade é restabelecida também são importantes. “A mediação do adulto é muito importante nesse momento. Conversar sobre o que aconteceu, estabelecer contato físico para confortar a criança e estabelecer combinados para o futuro são boas saídas”, esclareceu.

Para fazer um pote da calma é preciso:

1 pote de vidro com tampa

1 a 2 colheres (de sopa) de cola glitter (depende do tamanho do vidro)

3 a 4 colheres (de chá) de purpurina

1 gota de corante alimentar (azul é a cor que mais inspira a calma)

Água quente

Veja como preparar:

Leia também:

Aprenda a fazer o pote da calma para distrair seu filho em uma crise de birra

Você já testou? “Pote da calma” promete tranquilizar as crianças

Birra: 4 dicas para passar por essa fase sem sofrer

-Publicidade-