Criança

Primeira infância no século XXI: como você está educando seu filho?

A evolução do cérebro durante a primeira infância acontece a uma velocidade incrível, principalmente através das interações com pais, família, cuidadores e outras crianças

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

Você sabia que cerca de 90% das nossas conexões cerebrais são estabelecidas até os 6 anos de idade? (Foto: Getty Images)

Os primeiros anos da vida de uma criança são fundamentais para o desenvolvimento. Você sabia que cerca de 90% das nossas conexões cerebrais são estabelecidas até os 6 anos de idade? Nesta fase, chamada de primeira infância, a criança deve receber estímulos para atingir seu potencial máximo no futuro.

Diversos estudos mostram que a evolução do cérebro durante a primeira infância acontece a uma velocidade incrível, principalmente através das interações com pais, família, cuidadores e outras crianças. Essas interações sociais contribuem para impulsionar a atividade cerebral. Se a criança não receber os estímulos e os cuidados necessários, muitas ligações entre os neurônios deixam de acontecer. E isso pode afetar seu potencial de aprender e se desenvolver. Já está comprovado que amar, brincar, aprender e cuidar são os principais fundamentos para o desenvolvimento das crianças.

Mas como garantir que as crianças recebam todos esses estímulos, afeto, atenção e ainda aprendam em meio a um mundo cada vez mais digital e complexo? Para responder a essa pergunta e falar sobre a importância da valorização da primeira infância no século XXI, a Pais&Filhos se juntou com o Colégio Visconde de Porto Seguro.

Como garantir que as crianças recebam todos esses estímulos, afeto, atenção e ainda aprendam em meio a um mundo cada vez mais digital e complexo? (Foto: Getty Images)

Nos dias 4 e 19 de novembro, vamos levantar e debater esse assunto com especialistas em uma mesa-redonda. Andressa Simonini, nossa editora-executiva, vai comandar o bate-papo com Bianca Solléro, psicóloga e educadora criativa, mãe de Elisa e Filipe, Marcelo Cunha Bueno, pedagogo, educador e escritor, pai de Enrique, Silmara Casadei, Diretora Geral Pedagógica no Colégio Visconde de Porto Seguro, mãe de Juliana e Carlos, e Meire Nocito, Diretora Institucional Educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro, mãe de Paula e Gabriel.

Fique de olho em nossas redes sociais para não perder nenhum detalhe do encontro! Vamos transmitir o bate-papo em tempo real  por meio de uma live no Facebook, a partir das 10h, no dia 4 de novembro, e às 19h30, no dia 19 de novembro. Vamos juntos nessa?

Leia também:

Aprendizagem criativa na Educação Infantil

Educação financeira: a importância de ler sobre dinheiro e economia com o seu filho

Inteligência emocional: por que é importante seu filho aprender a lidar com os sentimentos