Primeiros casos de crianças com varíola dos macacos são diagnosticados no Brasil

Foram três diagnósticos na população infantil

Resumo da Notícia

  • Brasil teve registro de três casos de varíola dos macacos em crianças
  • São os primeiros casos do diagnóstico na população infantil
  • Todos os caos estão localizados no estado de São Paulo

Nesta semana, o Brasil teve registro de três casos de varíola dos macacos em crianças. Esses são os primeiros casos do diagnóstico na população infantil, sendo todos eles no estado de São Paulo.

-Publicidade-

Uma nota da Secretaria de Saúde da cidade afirmou que as crianças estão sob monitoramento e não apresentam quadros graves e nem piora, além do acompanhamento da vigilância epidemiológica paulistana. A Secretaria não informou qual foi o meio de contaminação dessas crianças.

Vale lembrar que os primeiros casos na população dessa faixa etária foram nos Estados Unidos e na Holanda. A contaminação do vírus nas crianças é de preocupação, já que em relatos antigos do surto da doença houve agravamento do estado de saúde dos pacientes.

O brasil registrou, até a última quarta-feira, 27 de julho, 978 casos de infecções pelo vírus, sem nenhuma morte até o momento. Os casos estão em uma crescente e o surto se concentra em São Paulo, com 774 casos, e Rio de Janeiro, com 114.

Um dos principais sintomas do vírus é a erupção cutânea
A falta de testagem é um dos alertas feito pela OMS para conter a disseminação da doença (Foto: Reprodução/ Domínio público via Wikipedia)

Comitê de emergência

Nesta quinta-feira, 28 de julho, o Ministério da Saúde confirmou a criação de um comitê de emergência para lidar com a propagação do vírus da varíola dos macacos. A comissão entrará em funcionamento a partir da próxima sexta-feira, 29 de julho.

O Centro de Operação de Emergências (CEO) será responsável por traçar um plano de contingência contra a doença no Brasil. A decisão tomada pelo Ministério vem acompanhada de uma crescente de casos na população brasileira.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Assista agora o POD&tudo com Marcos Piangers e Ana Cardoso! Em um bate papo muito divertido, eles falam da estreia do filme “O Papai é Pop”, inspirado no best-seller de Piangers, interpretado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, que estreia no próximo dia 11 de agosto.