Criança

Problemas na fala: saiba quando uma troca de letras precisa de atenção

Saiba quando se preocupar com a fala do seu filho - iStock
iStock

Publicado em 22/02/2019, às 16h17 - Atualizado em 26/02/2019, às 15h12 por Rhaisa Trombini, Edileyne e Geraldo


Saiba quando se preocupar com a fala do seu filho (Foto: iStock)

Seu filho costuma trocar algumas letras quando está falando? Fique tranquila, isso é normal: faz parte da construção da fala e pode durar até os 4 anos de idade. Mas como saber que o caso do seu filho merece uma atenção especial?

Segundo a fonoaudióloga especialista em desenvolvimento infantilRaquel Luzardo, esse problemas acontecem pela dificuldade na produção de sons. Como a fala é aprendida progressivamente, os especialistas precisam notar se determinada dificuldade é ou não esperada na idade do seu filho. 

Segundo ela, o fonema /r/ é um dos que a criança têm mais dificuldade para falar, por exemplo.“Palavras como ‘parede’ podem virar ‘paiede’, assim como ‘prato’ pode estar sendo pronunciado como ‘pato'”.

“Mas como assim é telhado e não ‘teiado'”(Foto: Getty Images)

Por que meu filho fala errado?

Esse impedimento na fala pode ter várias causas. Segundo Raquel, ela pode ser neurológica, quando áreas do sistema nervoso podem apresentar lesões, dificultando a transmissão de impulsos nervosos para a musculatura responsável pela fala. Essa situação é comum em crianças com lesões motoras, como distrofia muscular e paralisia cerebral.

Se a causa for músculo-esqueletal, deformidades e alterações do músculo da fala, como língua e músculos da face, pode prejudicar a fala do seu filho. Segundo Raquel, são problemas como fissuras labiais e palatais.

Mas os problemas de fala podem não ter nenhuma decorrência muscular ou física. “Embora a criança possua uma integridade neurológica e das estruturas envolvidas na fala, existe uma dificuldade específica para a pronúncia de alguns fonemas. Na maior parte das vezes, são problemas deste tipo que levam as crianças ao tratamento fonoaudiológico”.

Essa situação pode estar diretamente ligada à sua casa e as pessoas que convivem com o seu filho. “Se tratamos uma criança como se ela fosse um bebê, provavelmente ela vai se comportar como um. E como é a regra, bebês falam errado.” Se você continuar falando com “voz de bebê” com o seu filho, ele vai reproduzir isso, pois é a única referência que tem. 

Converse com seu filho usando as palavra certas (iStock)

Sem exigir nada!

Mas precisa manter um equilíbrio. Você não pode exigir do seu filho aquilo que a idade não permite. Se até os 4 anos ele estiver falando errado e não existem causas físicas, você deve ajudá-lo a melhorar a fala. Geralmente são casos que precisam de fonoaudiólogo, mas um bom exercício na sua rotina já pode ajudar muito.

“Por exemplo, se a criança diz ‘O caio da mamãe quebo’ (O carro da mamãe quebrou), eu repetirei a mesma frase, mostrando que compreendio que ela queria dizer e, ao mesmo tempo, dando-lhe o padrão de pronúncia correta: ‘Puxa! O carro da mamãe quebrou?’, explica a especialista.

Se sua reação for não aceitar que ela está falando errado por conta da idade, isso pode prejudicar muito a autoestima, deixando seu filho inseguro para falar. “Pior ainda, a criança pode criar, de si mesma, uma imagem negativa de falante e passar a evitar situações de comunicação”.

Cada um tem o seu tempo! (Foto: Getty Images)

Cada um no seu tempo

Segundo Raquel, a fala pode começar a surgir por volta dos 12 meses, mas como cada bebê tem seu tempo, alguns arriscam as primeiras palavras com 9 ou 10 meses. “Dos 12 aos 18 meses é a variação de tempo esperada para as primeiras palavras da criança”.

Mas se seu filho passou dos 2 anos e ainda não começou a falar, procure um fonoaudiólogo para um exame! “Não precisa ficar esperando até os 2 anos de idade para se saber se uma criança terá problemas em relação à fala. Observe se seu bebê gosta de brincar com sons, como se estivesse falando sozinho. Verifique se, apesar de não falar, ele é comunicativo“, conclui a especialista.

Leia também:

Boa notícia: novo projeto garante tratamento no SUS para crianças com lábio leporino

Síndrome de Down e autismo na mesma casa: isso não é problema, não!

Saiba como seu filho aprende a falar e como facilitar esse processo


Leia também

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Amanda Kimberlly confirma gravidez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Suposta mãe do 3º filho de Neymar confirma gravidez nas redes sociais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar