Professores explicam o que você deve fazer para evitar desânimo do seu filho na hora de ir para a escola

O que fazer quando o seu filho não quer ir a creche pois não gosta de ficar longe dos pais?!

Crianças que sofrem de ansiedade pela despedida dos pais (foto: getty)

Um pai norte-americano entrou em contato com um grupo de pais da escola de sua filha para falar sobre sua preocupação familiar. Na conversa, o pai estava pedindo conselhos sobre como aliviar seus filhos pequenos da ideia de se separar dos pais. Ele diz que sua filha não chora como outras crianças, ao invés disso, ela fica muito desanimada e desligada dos acontecimentos ao seu redor, principalmente quando está dentro da creche.

-Publicidade-

Seu desabafo foi publicado no site Babyology, confira!

“Quando eu a deixo na creche e ela fica muito triste. Não se agarra tanto a mim, ou chore, só vai ficando para baixo. As vezes espalma as mãos sob o rosto em uma postura recolhida, e ela acaba ficando de lado pelos professor, por ficar muito tempo quieta enquanto outras crianças brincam.”

-Publicidade-

O pai continuou explicando sobre o caso da filha menor, disse em entrevista que tentou conversar com a filha sobre seu dia, animando-a falar sobre os amiguinhos e o que aprendeu… Mas nada chega a funcionar de fato, a menina continua desanimada com a ideia de sair de perto dos pais.

“Ela é uma criança geralmente feliz. No entanto, temo que ela não supere a ideia de se distanciar de nós, sempre que te que ficar sozinha ou aos cuidados de pessoas que ainda não tem um carinho, fica assim, para baixo. Sua mãe e eu assistimos muito a ideia de nos tornarmos telespectadores da nossa própria vida ao invés de vive-la de fato, isso pela rotina, tenho medo da minha filha estar assim também desde pequena.”

O pai acrescenta: “Me disseram que ela poderia ser uma criança introvertida, dizendo que a menina poderia só estar precisando de um tempo para se acomodar com as outras pessoas, com as outras crianças da escolinha ou da creche.”

Confira uma lista de coisas que podem ser feitas nesse caso: 

1. Dê a criança uma ocupação

A dificuldade de abandonar a pré-escola é comum, um dos professores propôs uma estratégia que envolvia brincar com adesivos. Todas as manhãs, o pai teria de dar a filha um adesivo e dizer a ela que entregasse ao seu professor na creche. Talvez isso a ajuda-se a se concentrar durante a aula… Por ter que entrar em contato direto com o instrutor.

2. Traga a família para a creche

Embora muitos pais tenham a ideia de que se o filho estiver com os pais nunca vai conseguir se desprender dos mesmos, uma das dicas mais eficientes é ir junto para a creche, dando ao pequeno um lembrete do momento que esteve ali com ele.

“Se você acha que a tristeza dela está relacionada com a falta que você faz, uma ansiedade da separação… A creche pode organizar um evento que chame os pais e durante este ou em casa, vocês podem fazer juntos um livro para recordar como o papai a ama mesmo que de longe.” diz um dos tutores da creche.

Os professores também sugeriram a impressão de uma foto da família para o bebê guardar no bolso. Então, todos os dias ele teria a foto para servir de segurança.

Leia também:

Mãe abandona filha de 4 anos na creche e não volta para buscá-la

Menino fica paraplégico após engasgar com pedaço de maçã na creche e caso serve de alerta 

Creche é investigada por suspeita de dopar alunos com calmantes após criança ficar internada

 

 

-Publicidade-