Publicado em 25/05/2015, às 15h37 - Atualizado em 13/10/2020, às 16h12 por Redação Pais&Filhos
Mais de 3 milhões de pessoas no Brasil praticam o skatismo e as crianças estão cada vez mais cedo se interessando por esse esporte. É só nossos filhos terem um skate na mão que todos os lugares viram uma pista para fazer manobras, saltos e aprender coisas novas em cima das rodinhas. Mas o skate também pode ser perigoso se as crianças não estiverem com a proteção adequada.
A falta do uso de equipamentos como joelheiras, luvas e capacetes está causando muitos traumatismos, hoje a principal causa da entrada de crianças nos prontos-socorros de todo o país. Paulo Bertol, pai de Maria Paula, especialista em ortopedia pediátrica e integrante da emergência Traumatológica Carlos Gomes do Mãe de Deus Center conta que as crianças a partir dos 10 anos são as que mais sofrem com esse tipo de acidente, principalmente os meninos, que representam mais de 80% do total de pessoas que praticam o skatismo. Os braços, antebraços e ombros são as partes do corpo mais tingidas, em 92% dos casos.
Outros dados interessantes são que os tombos são mais frequentes no verão e ocorrem em maior quantidade aos domingos. Claro, os dias mais quentes e mais bonitos são um convite para passear, ir ao parque e levar o skate debaixo do braço. E quem não gosta de passar as tardes de domingo praticando esporte? Por isso, os equipamentos de segurança são tão importantes: dá para se divertir sem correr riscos.
Normalmente, os traumatismos ocorrem durante manobras em que a criança muda bruscamente de direção ou para, principalmente para aquelas que estão começando a descobrir a delícia que é andar de skate. Segundo Paulo Bertol, os dados mostram que uma a cada oito crianças sofrem fraturas nas primeiras tentativas em andar de skate e 50% delas são menores de 4 anos. Tudo bem que é normal as crianças se machucarem algumas vezes, isso faz parte do momento de descoberta pelo qual elas estão passando, mas proteção nunca é demais.
As fraturas por quedas podem deixar sequelas para a vida toda, afetando o crescimento e causando até deformidades. O ortopedista alerta que os traumatismos cranianos também são frequentes quando o assunto é skate e podem levar ao coma e à morte. Por isso, o ortopedista alerta que o uso de capacete, proteção para os cotovelos, punhos e joelhos é fundamental para toda criança que começa a praticar esse esporte.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil