Rotina é tudo! Saiba a importância dela para a alimentação e saúde do seu filho

Durante a infância, faz toda a diferença ter uma alimentação saudável para garantir o crescimento e desenvolvimento. Saiba os nutrientes, vitaminas e minerais que precisam fazer parte do cardápio diário das crianças

Resumo da Notícia

  • Veja a importância do café de manhã para a rotina do seu filho
  • Ter uma alimentação saudável desde cedo traz benefícios para a vida inteira
  • Entenda por que o leite faz toda a diferença

Criança precisa de rotina. E quando o assunto é a alimentação, não pode ser diferente. A criança deve ter uma rotina alimentar saudável em todos os momentos, seja nas férias, em casa ou na escola. Com a correria do dia a dia, sabemos que nem sempre é fácil manter essa rotina com as crianças. A boa notícia é que com a introdução de alguns hábitos na família, é possível construir uma rotina alimentar com o seu filho e encontrar o equilíbrio. “A rotina é um mal necessário. A gente vive em um mundo organizado e civilizado. Por conta disso, precisamos desde cedo ensinar a criança que existem rotinas que devem ser cumpridas. É essencial ter uma rotina na alimentação para que os pais organizem as refeições dos filhos de uma maneira mais pensada e consigam distribuir os nutrientes ao longo do dia. É importante que a família saiba quais alimentos que vão compor o café da manhã, as refeições menores, os lanches, o almoço e o jantar”, define o Dr. Carlos Nogueira, pediatra e diretor do Departamento de Nutrologia Pediátrica da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), pai de Maria Eduarda.

-Publicidade-
Desde cedo, é superimportante ensinar sobre a importância da rotina para as crianças, principalmente quando o assunto é alimentação (Foto: Shutterstock)

Começando o dia bem

Quando realizado de maneira correta, o café da manhã traz muitos benefícios para criança, como o menor consumo calórico durante o dia, maior controle glicêmico e também o menor risco de desenvolvimento de sobrepeso e obesidade. Além disso, a refeição auxilia na atenção, memória, imunidade, desempenho e presença escolar. “É uma refeição necessária para suprir todas as necessidades, já que a criança passa um período muito grande sem se alimentar. Ele também fornece mais energia, melhora a concentração para as atividades escolares, proporciona nutrientes como a proteína, fundamental para o desenvolvimento infantil”, explica a nutricionista Elaine Pádua, mãe de Isabella e Rafaella. Segundo a nutricionista, é importante lembrar que a criança está em um processo de desenvolvimento. E isso requer uma quantidade grande de vitaminas e minerais na alimentação. “Por isso, todos os grupos alimentares precisam ser ofertados, principalmente no café da manhã”, recomenda.

É necessário que o café da manhã tenha três grupos alimentares:

-Publicidade-
  • Energéticos: alimentos que têm carboidratos.
  • Construtores: alimentos que têm proteínas, dão saciedade, ajudam na massa muscular e formação óssea.
  • Reguladores: alimentos ricos em vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo e do intestino.

“É importante que ao longo do dia a criança receba todos os alimentos que estão na pirâmide alimentar. O café da manhã é uma refeição energética, ou seja, deve ter um carboidrato, como um cereal, ou pão. Então, o ideal é que o café da manhã contenha uma fruta, um laticínio  e uma fonte de carboidrato, mas lembrando que isso não é obrigatório”, aconselha Dr. Carlos. “Também é fundamental que a hidratação da criança esteja em dia e que ela receba uma carga adequada de fibras. Se o dia já começa com um bom café da manhã, a preocupação em comer alimentos mais saudáveis nas outras refeições também vai acontecer”, completa Elaine.

A construção de hábitos em família é o caminho para o equilíbrio alimentar das crianças (Foto: Getty Images)

A importância do leite na vida do seu filho

O leite é o alimento com maior concentração de cálcio e mineral que age diretamente na formação da massa óssea — cerca de 70% dela é formada até a adolescência. Além disso, ele contém vitamina A, que ajuda no crescimento e desenvolvimento dos tecidos. Por isso, ele se torna um alimento fundamental durante a infância. A recomendação é que as crianças em idade escolar consumam duas porções de leite ou derivados por dia. Sem ele, há o risco de surgirem deficiências nutricionais que podem prejudicar todo o crescimento. “O leite é fonte de proteína de alto valor biológico e cálcio. As proteínas de alto valor biológico, podem ser encontradas também no ovo e nas carnes. Então, se a criança não tomar leite, é provável que ela consiga esses nutrientes de outras fontes, como o ovo e a carne. Entretanto, em relação ao cálcio, o leite é a única fonte, já que não é possível receber todo o cálcio de origem vegetal. Não dá para tirar o leite da alimentação da criança sem fazer uma suplementação ou usar um produto fortificado”, explica Carlos.

Para garantir que seu filho consuma todo o aporte necessário de nutrientes e fibras, os leites fortificados podem ser um bom caminho. Mesmo que seu filho coma de tudo e tenha uma alimentação equilibrada, ele pode ter algumas carências  nutricionais. Segundo o “The Infant and Kids Study”, uma revisão de estudos feitos pela Nestlé, as oito principais deficiências nutricionais das crianças são: cálcio, ferro, vitaminas A, C, D e E, zinco, além das fibras, que aparecem em destaque, já que as crianças ingerem 41% menos do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Por isso, é importante entender que os leites fortificados podem trazer tudo que o leite tem de bom naturalmente e ainda agregar nutrientes importantes. “Os produtos lácteos fortificados servem exatamente para atender essa necessidade e oferecer nutrientes e minerais que não estão habitualmente presentes na alimentação do Brasil. Os compostos lácteos agregam os benefícios que já são conhecidos do leite, ou seja, proteínas de alto valor biológico e cálcio, e também podem servir de veículo para a fortificação com micronutrientes”, explica Carlos. É o caso do novo NINHO Forti+ Instantâneo, que traz em sua fórmula um mix de vitaminas, minerais e fibras. O produto passou por mudanças e ainda tem o leite como principal componente, mas agora ganhou a adição de fibras, e por isso passou a ser chamado como composto lácteo.

Alimentação equilibrada o dia todo

Para tornar as outras refeições mais saudáveis desde cedo, é superimportante que os legumes, arroz, feijões, carnes magras, verduras, sucos naturais, entre outros sejam inseridos no cardápio. Já na hora de fazer uma rotina e criar hábitos, os pais podem incentivar de maneira positiva e também serem exemplos para os filhos.

Os alimentos auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico (Foto: Shutterstock)

Você pode inserir a criança no processo de compras de alimentos e também elogiar quando ela escolher aqueles que são saudáveis. “Tem que ter cor no prato da criança. As saladas precisam ser verde-clara, verde-escura, tem que ter roxo, vermelho, laranja, ou seja, todas as cores. Quanto mais colorida for a alimentação das crianças, maior vai ser o número de nutrientes, principalmente de vitaminas e minerais. É importante que tenha sempre uma proteína magra, uma fonte de carboidrato, leguminosas como feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, além de rodiziar as proteínas, como carne vermelha ou branca. Afinal, todos os nutrientes são necessários na infância: vitamina A, magnésio, cálcio, para a formação óssea, selênio, vitamina D, para o sistema imunológico, zinco, para o crescimento e desenvolvimento, e maturação sexual”, defende Elaine.

Além disso, é possível garantir o fortalecimento da imunidade do seu filho por meio da alimentação. A especialista cita como exemplo o cálcio para a formação óssea, a vitamina D para a melhora da imunidade e ainda o zinco para o desenvolvimento e crescimento. Como sugestão, é possível apostar em vegetais verde-escuros (espinafre, couve-manteiga, agrião, alface), frutas cítricas (laranja, caju, acerola, limão, morango), sementes oleaginosas e leguminosas (grão-de-bico, feijão, castanhas, amêndoas, linhaça) e probióticos, que são poderosos para o fortalecimento da imunidade.

-Publicidade-