Criança

Saiba como fazer seu filho prestar atenção quando você fala

Cansada de repetir a mesma coisa várias vezes?

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Se seu filho não te respondeu é por talvez ele nem saiba que você está falando com ele (Foto: iStock)

Se seu filho não te respondeu é por talvez ele nem saiba que você está falando com ele (Foto: iStock)

O primeiro passo é chamar a atenção, assim como seu filho faz antes de fazer uma parada de mão na piscina ou de derrubar uma pilha de blocos. Você precisa pedir para que ele se concentre em você se quer ser escutada.

“Se seu filho não escovou o dente, mesmo que você já tenha pedido cinco vezes, é possível que ele nem saiba que você está falando com ele. Pesquisas mostram que as chances de seu filho te obedecer dependem do que ele está fazendo no momento que você pede para ele.” Explicou a pediatra Wendy L. Hunter, M.D.

“Sempre que eu começo um exame físico faço questão de ver se meu paciente não está com um brinquedo ou jogo. Faço contato visual e em seguida falo diretamente com ele, não importa sua idade. Você pode usar essa estratégia na hora de dormir. Olhe nos olhos do seu filho e de o aviso: ‘Está chegando a hora de dormir’. Assim que ele olhar nos seus olhos, complete com as instruções: ‘Chegou a hora de escovar os dentes. Vamos para o banheiro.”

Além disso, as crianças podem prestar mais atenção quando a comunicação é feita com base em brincadeiras. “Crianças sempre rendem-se a pais e médicos que fazem graça.” A pediatra de Roswell, no Novo México, Karen Carson, M. D., transforma seus exames físicos em uma ‘caça aos tesouros’.

“Eu falo para crianças que eu vi o Elmo, a Dory ou o Spider-Man no ouvido, um macaquinhos na boca e elefantes na barrigas.” Desse modo os exames ficam mais fáceis, pois as crianças colaboram com a médica para encontrar os personagens.

“Você pode usar o método da doutora Carson em vários cenários, desde trocando as fraldas de seu filho de 1 ano até passando