Criança

Saiba como lavar os bichos de pelúcia do seu filho

Se for o brinquedo favorito dele, tem que estar sempre cheiroso, então é só seguir essas dicas

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

Aprenda a lavar o bicho de pelúcia do seu filho sem danificar (Foto: Getty Images)

Com certeza seu filho tem muitos brinquedos queridos e importantes para ele. É muito comum que ele tenha bichos de pelúcia ou enfeites no quarto que sejam feitos desse material. Mas você sabia que esses itens podem acumular poeira e prejudicar a saúde da sua família? Para evitar que isso aconteça, é preciso saber como cuidar das pelúcias e como mantê-las limpas. Se a pelúcia estiver limpa, você pode apenas retirar o pó a cada 15 dias, mas na hora de lavar é preciso ter alguns cuidados essenciais.

De acordo com Ricardo Monteiro, especialista em higienização, primeiro, você precisa ficar atenta ao tipo de pelúcia e se nela existe uma etiqueta que informa como limpá-la, com lavagem com água ou a seco, e como secá-la. Depois, é necessário checar se o bichinho ou almofada tem pilhas ou baterias e retirá-las antes de lavar.

É preciso que a lavagem seja feita a cada 3 meses, diz o especialista. Se o bichinho de pelúcia do seu filho precisa ser lavado com água, deixe-o de molho por 20 minutos na água fria com detergente neutro. Depois, você pode esfregar manualmente ou usando uma escova. Caso você tenha máquina de lavar roupas e prefira colocar lá dentro, programe a máquina para lavar como um objeto delicado. Você pode usar uma pequena quantidade de amaciante quando enxaguar a peça, para deixar o tecido mais macio.

Ricardo Monteiro recomenda que, depois de lavar, a pelúcia seja apertada com uma toalha para remover o excesso de água, isso pode evitar que o objeto fique embolorado. Quando for secar, deixe a pelúcia em um lugar da casa que seja quente e tenha boa circulação de ar. Se precisar, você pode usar um ventilador para ajudar a secar, diz o especialista. É importante que você nunca coloque diretamente no sol, porque isso pode danificar o bichinho de pelúcia. Também é recomendado pelo especialista que você não utilize a secadora, porque a temperatura dela pode prejudicar o enchimento da pelúcia.

Ricardo reforça o recado de que, caso você prefira, você também pode mandar o brinquedo para fazer a lavagem em uma lavanderia, porque o processo profissional terá os cuidados adequados. Assim, com uma lavagem e secagem correta, sem prejudicar a durabilidade, as cores e a maciez do brinquedo, o bichinho de pelúcia do seu filho durará muito mais tempo.

Leia também:

Menina cria urso de pelúcia com uma função única para crianças que vivem internadas

Bicho de pelúcia é anunciado online depois de passar gerações na família: “Pode servir e ajudar outras pessoas”

Veterinário examina gato de pelúcia de menina autista e emociona a internet

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos: