São Paulo vacina primeira criança contra covid-19 no país

Um menino indígena de 8 anos de idade deu o pontapé inicial da imunização de crianças de 5 a 11 anos no país. Vacinação chega aos postos na próxima segunda-feira, 17 de janeiro

Resumo da Notícia

  • São Paulo vacinou a primeira criança de grupo prioritário contra a covid-19 nesta sexta-feira, 14 de janeiro
  • O imunizado é um menino indígena de 8 anos de idade
  • A vacinação chega em postos de saúde na próxima segunda-feira, 17 de janeiro

Esperança! Nesta sexta-feira, 14 de janeiro, São Paulo deu o pontapé inicial na vacinação crianças contra a covid-19 e imunizou o primeiro integrante do grupo prioritário desta faixa etária. O menino indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos de idade, veio para a capital paulista realizar um tratamento no Hospital das Clínicas – e foi escolhido para ser o primeiro imunizado.

-Publicidade-

A vacinação deve chegar aos postos de saúde da cidade na próxima segunda-feira, 17 de janeiro. Na primeira etapa da campanha de vacinação, serão vacinadas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. São destinadas 850 mil doses para este grupo.

Davi marcou o pontapé inicial da vacinação
Davi marcou o pontapé inicial da vacinação (Foto: Reprodução/ TV Globo)

O momento foi simbólico e marcou o início da imunização de crianças contra a covid-19. A vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a covid-19 começa na próxima segunda-feira, 17 de janeiro, na cidade de São Paulo. O pré-cadastro para a imunização desta faixa etária já está disponível no aplicativo “Vacina Já”, e a data de início foi confirmada pelo Secretário Municipal de Saúde, Edson Aparecido, ao portal CNN.

“Ainda não sabemos qual será a quantia de vacinas que devem chegar [à capital de SP], mas o que vier já vamos usar e vacinar a partir de segunda-feira”, afirmou Edson.

O Brasil recebeu na madrugada desta quinta-feira, 13 de janeiro, o primeiro lote de vacinas da Pfizer para imunizar crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. A remessa chegou pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e possui 1,248 milhão de doses.

O imunizante saiu de Amsterdã em direção ao Brasil e, agora, será repassado para o centro de distribuição do Ministério da Fazenda, em Guarulhos.

O governo de São Paulo anunciou a abertura do pré-cadastro para vacinação de crianças entre 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19 no estado, nesta quarta-feira, 12 de janeiro.

O governador de São Paulo João Dória, filiado ao partido PSDB, informou que a partir de hoje os pais já podem agilizar o processo inserindo os dados da criança no site do governo paulista. A vacina a ser aplicada em crianças no Brasil já está em uso em outros países, caso dos Estados Unidos, Canadá e Israel.

“O pré-cadastro agiliza o atendimento na hora da vacinação. Nós já imprimimos 4,5 milhões e já distribuímos da carteirinha de vacinação para crianças, devidamente caracterizada para essa finalizada, compramos também 4,5 milhões de seringas e agulhas especialmente para essa vacinação das crianças, e preparamos toda a logística. Treinamos aqueles que farão a imunização em 5,2 mil pontos de vacinação, além de 268 escolas públicas estaduais que já estão preparados para essa vacinação de crianças de 5 a 11 anos”, falou João Doria de acordo com o portal G1. Para saber mais sobre o pré-cadastro, clique AQUI.