Publicado em 19/09/2018, às 16h58 - Atualizado em 20/09/2018, às 12h56 por Jennifer Detlinger, Editora de digital | Filha de Lucila e Paulo
Na última segunda-feira (17), a Criança Segura lançou a ação de mobilização “Vou de bike” para conscientizar pais e responsáveis sobre a importância da segurança das crianças ao andar de bicicleta. A ONG vai promover diversos eventos em pontos da cidade de São Paulo e em Guarulhos durante setembro e outubro — neles, as crianças poderão aprender a andar de bicicleta, tirar as rodinhas de apoio, treinar o equilíbrio e saber como circular pelas ruas de forma segura.
A ideia da ação partiu como resposta aos riscos da atividade para crianças e adolescentes. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2016, 2455 garotos e garotas de até 14 anos foram hospitalizadas por causa de algum tipo de acidente envolvendo bicicleta. No mesmo ano, 64 crianças e adolescentes da mesma faixa etária morreram enquanto estavam em uma bike. Além disso, ciclistas integram 5% da parcela de mortes de crianças no trânsito e 20% das hospitalizações de crianças no trânsito.
Desses acidentes, 62% correspondem aos que tiveram colisões com automóveis, enquanto 32% ocorreram de um trauma sem choque com outros veículos, ou seja, a criança caiu porque não tinha domínio da bicicleta.
Há alguns anos, o uso da bicicleta tem crescido no Brasil – seja para o lazer, como prática esportiva ou meio de transporte. Carlos Henrique Lopes, responsável pela campanha, explica que uma criança mais ativa é mais segura por ter mais controle sobre seus movimentos, maior coordenação motora, noção de espaço e equilíbrio. “Quanto mais atividade física a criança praticar, mais controle sobre o corpo ela vai ter, evitando possíveis acidentes”, explica Carlos.
Na prática
E você pode estimular a atividade desde cedo com o seu filho: a partir dos 2 anos de idade, a criança já pode ser apresentada à bicicleta. “O mais indicado para as crianças pequenas é a bicicleta de equilíbrio. Com ela, dá para a criança só focar no controle sobre o corpo e aprender a andar de bike em si mais tarde”.
O uso do capacete é pré-requisito ao andar de bicicleta, principalmente se a criança está começando a pedalar, tanto para passear como para praticar esporte. Além disso, é preciso usar colete refletivo se a criança pedalar à noite e usar um capacete mais fechado, cotoveleira e joelheira, caso ela ande de bicicleta como esporte.
Entre os cuidados com seu filho, também é essencial escolher bem o local em que a criança vai pedalar, como priorizar uma rua com velocidade de carros baixa, entre 30 e 40 km/h, e conhecer o caminho, principalmente no caso de ciclovias.
Neste domingo (23), a partir das 10h, na Avenida Paulista, a Criança Segura realizará o primeiro evento da campanha. O evento é gratuito e disponibilizará bicicletas e equipamentos de segurança, como o capacete, para que as crianças aprendam sobre como serem ciclistas seguros, além de garantir uma pedalada sem riscos para os participantes.
Oficina Educativa na Ciclofaixa de lazer – Avenida Paulista
Horário: 10 às 17h
Local: Avenida Paulista com Rua Haddock Lobo
Leia também:
4 dicas para você ensinar seu filho a andar de bicicleta
Bicicleta sem rodinha: saiba qual é a hora de aprender e como ajudar
Maioria das bicicletas infantis não é segura
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Bruna Biancardi veste filha com presente dado por ex de Neymar: "Ficou perfeito"
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país
Família
Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"