Criança

Sempre alerta: criança de 5 anos é internada depois de ingerir veneno de mosca

Saiba como proteger seu filho de intoxicações

Rhaisa Trombini

Rhaisa Trombini ,Edileyne e Geraldo

(Foto: Getty Images)

Uma menina de 5 anos foi encaminhada para o hospital depois de ser intoxicada por veneno de mosca no Jardins do Cerrado 7, em Goiânia. Ela teria bebido o veneno e foi socorrida pelo corpo de bombeiros.

A família não foi localizada, mas segundo a UPA do Setor Cristina, em Trindade, explicou ao G1, a menino estava vomitando muito e quase perdendo a consciência.

Os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento disseram ao G1 que ela passou por uma lavagem intestinal e ficou em observação por 6 horas, sendo liberada logo depois.

(Foto: Getty Images)

Os pais devem ficar atentos as produtos que estão dentro de casa. Muitos podem ser tóxicos para o corpo.

Produtos de limpeza

Estão entre aqueles que podem causar intoxicação. Eles podem ser cheirosos e têm cores vibrantes, o que atraem a atenção das criançasEles precisam estar guardados em locais onde seu filho não tem acesso, trancados ou em prateleiras altas.

Agrotóxicos

Eles estão presentes em vegetais e alimentos. Sempre lave antes de comer e até mesmo use produtos para tirar a toxicidade.

Plantas

Para decorar o jardim, escolha plantas que não sejam venenosas. Você sabe que seu filho vai adorar colocar a mão na terra e não quer que uma folha tóxica vá parar na boca das crianças.

Medicamentos

Por último, medicamentos devem ser mantidos em locais onde as crianças não têm acesso e devem ser usados com cautela depois da consulta com o médico!

(Foto: Getty Images)

Segundo a cartilha de 2017 do Governo do Paraná, os principais sintomas de intoxicação e envenenamento são:

– Dor
– Vômito
– Convulsão
– Diarreia
– Paralisia
– Respiração difícil
– Confusão mental
– Mudança da cor dos lábios
– Sensação de queimação na boca, garganta e estômago

Lembrando que esses sintomas podem não ser imediatos e, no caso de suspeitas, vá ao hospital. NÃO provoque o vômito, não faça respiração boca a boca caso a criança tenha ingerido o produto. Se o contato foi nos olhos, lave com água em abundância por pelo menos 15 minutos e procure uma unidade de saúde. Por último, quando for ao médico, leve a embalagem do produto ou uma amostra daquilo que causou a infecção no seu filho.

(Foto: Getty Images)

Leia também:

Mãe encontra cobra venenosa dentro de berço da filha

Saiba quais são as plantas venenosas que podem estar no seu jardim

Acidentes com escorpiões aumentam e geram alerta para os pais