Sempre alerta: criança de 5 anos é internada depois de ingerir veneno de mosca
Saiba como proteger seu filho de intoxicações
Uma menina de 5 anos foi encaminhada para o hospital depois de ser intoxicada por veneno de mosca no Jardins do Cerrado 7, em Goiânia. Ela teria bebido o veneno e foi socorrida pelo corpo de bombeiros.
A família não foi localizada, mas segundo a UPA do Setor Cristina, em Trindade, explicou ao G1, a menino estava vomitando muito e quase perdendo a consciência.
Os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento disseram ao G1 que ela passou por uma lavagem intestinal e ficou em observação por 6 horas, sendo liberada logo depois.
Os pais devem ficar atentos as produtos que estão dentro de casa. Muitos podem ser tóxicos para o corpo.
Produtos de limpeza
Estão entre aqueles que podem causar intoxicação. Eles podem ser cheirosos e têm cores vibrantes, o que atraem a atenção das crianças. Eles precisam estar guardados em locais onde seu filho não tem acesso, trancados ou em prateleiras altas.
Agrotóxicos
Eles estão presentes em vegetais e alimentos. Sempre lave antes de comer e até mesmo use produtos para tirar a toxicidade.
Plantas
Para decorar o jardim, escolha plantas que não sejam venenosas. Você sabe que seu filho vai adorar colocar a mão na terra e não quer que uma folha tóxica vá parar na boca das crianças.
Medicamentos
Por último, medicamentos devem ser mantidos em locais onde as crianças não têm acesso e devem ser usados com cautela depois da consulta com o médico!
Segundo a cartilha de 2017 do Governo do Paraná, os principais sintomas de intoxicação e envenenamento são:
– Dor
– Vômito
– Convulsão
– Diarreia
– Paralisia
– Respiração difícil
– Confusão mental
– Mudança da cor dos lábios
– Sensação de queimação na boca, garganta e estômago
Lembrando que esses sintomas podem não ser imediatos e, no caso de suspeitas, vá ao hospital. NÃO provoque o vômito, não faça respiração boca a boca caso a criança tenha ingerido o produto. Se o contato foi nos olhos, lave com água em abundância por pelo menos 15 minutos e procure uma unidade de saúde. Por último, quando for ao médico, leve a embalagem do produto ou uma amostra daquilo que causou a infecção no seu filho.
Leia também:
Mãe encontra cobra venenosa dentro de berço da filha
Saiba quais são as plantas venenosas que podem estar no seu jardim
Acidentes com escorpiões aumentam e geram alerta para os pais