Sempre alerta! Criança se afoga após ter cabelo sugado por ralo de piscina

O caso aconteceu no bairro Mar Grosso Laguna, na região sul de Santa Catarina. A vítima possui apenas 7 anos de idade

Resumo da Notícia

  • Uma criança de 7 anos se afogou e ficou inconsciente após se afogar em ralo de piscina
  • O caso aconteceu no bairro de Mar Grosso Laguna, no sul de Santa Catarina
  • A situação aconteceu no último sábado, 20 de novembro

Uma criança de 7 anos se afogou após ter o cabelo enroscado em ralo de piscina. O caso aconteceu no bairro de Mar Grosso Laguna, no sul de Santa Catarina. A menina ficou inconsciente.

-Publicidade-

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar de Laguna, a menina sabia nadar e, mesmo assim, se afogou e chegou a ficar inconsciente.

Os familiares afirmaram que a criança sabia nadar
Os familiares afirmaram que a criança sabia nadar (Foto: GettyImages)

A criança foi rapidamente encaminhada para o Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos após a realização de procedimento pré-hospitalar pelo próprio Corpo de Bombeiros. Ela está em estado estável.

Sempre alerta!

“O afogamento se caracteriza pela falta de oxigênio no sangue (hipoxemia), que afeta todos os órgãos e tecidos”, explica a pediatra. Para determinar a gravidade do problema, é importante saber em média o tempo de submersão. Infelizmente, por ser um acidente silencioso, o afogamento pode ser letal.

Em caso de afogamento, tente reverter a baixa oxigenação do sangue, restabelecer a estabilidade cardiovascular e prevenir a perda de calor. Para isso, coloque a criança em posição lateral direita com a cabeça mais baixa que o tronco, evitando assim a aspiração de vômitos caso aconteça. Se os pais perceberam que ela não está respirando, é necessário iniciar manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) até que o serviço de emergência chegue.

Saiba o que fazer na hora do afogamento
Saiba o que fazer na hora do afogamento (Foto: Getty Images)

Como fazer RCP em crianças: apoie uma das mãos no peito da criança entre o coração e os mamilos. Em seguida, pressione o tórax apenas com uma mão e conte duas compressões por segundo até a chegada da emergência. Confira o vídeo com instruções clicando AQUI.