Criança

Será que você realmente sabe tudo sobre o crescimento do seu filho?

Dá uma olhada nessas 9 dicas

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: Getty Images)

Você sabia que os bebês se comunicam com o corpo? (Foto: Getty Images)

Você provavelmente passa horas navegando na internet procurando o que faz bem ou mal para o seu filho, mas a gente já te avisa: consultar o Dr. Google nem sempre é uma boa ideia. Se você está preocupada em como criar uma criança inteligente, separamos 9 dicas práticas, divertidas para ajudar o seu filho a alcançar o marco do primeiro ano de vida.

Sacudir

No momento da regurgitação, o cérebro do bebê é estimulado ao liberar hormônios que são necessários para o crescimento. Em um estudo, as crianças prematuras que passaram por algum tipo de  tratamento intensivo e voltaram mais cedo pra casa tiveram seus membros flexionados para cima por 15 minutos, 3 vezes ao dia, por 10 dias. Você pode se relacionar com seu bebê e ajudá-lo a crescer massageando-o regularmente.

Chutar

Os bebês se comunicam com o corpo. Digamos que você esteja fazendo careta e ele gosta disso. Provavelmente a reação vai ser chutar, esticar os braços e se movimentar. Essas ações reflexivas são propositais, ele está se comunicando através dos seus movimentos.

Olhar

Segundo pesquisas da Universidade de Iowa, Estados Unidos, aos 6 meses de vida as crianças aprendem a trocar olhares. O estudo mostra que elas olham mais para um objeto novo quando o veem pela primeira vez, depois logo perdem a atenção.

Música

Se você quer colocar o seu filho em uma aula de música, escolha uma que você possa participar também. Isso mesmo! Crianças com 1 ano de idade que participaram de aulas de música com as mães comunicam-se melhor, sorriem mais e mostram respostas cerebrais mais sofisticadas à música.

Criação

“A interação entre a composição genética de uma criança e as experiências da primeira infância molda o cérebro em desenvolvimento”, diz Claire Lerner, consultora sênior da Zero to Three, em Washington D.C. Se você faz com que o seu filho se sinta seguro, isso irá produzir benefícios a longo prazo na vida dele.

Sobrecarregado

Assim como os adultos, os bebês possuem diferentes níveis de estresse. Se o seu filho começa a chorar, saia por um tempo, deixe ele sozinho. “Quando o sistema nervoso em desenvolvimento de uma criança fica sobrecarregado, é importante que você dê um tempo ao seu cérebro”, diz Lerner.

Esconde-esconde

Brincar de