Criança

Seu filho de 2 anos não faz cocô todos os dias? Descubra se isso é normal

Saiba identificar os sinais

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: iStock)

Entre 18 meses a 3 anos é normal o seu filho ir apenas uma vez por dia no banheiro (Foto: iStock)

É importante para as crianças saudáveis fazer cocô todo dia. O intestino grosso não deveria ser usado como armazenamento, ele serve para transportar e se livrar do “lixo”. No entanto, nós, humanos, somos a única espécie que, por vontade própria, segura o cocô até que não possamos mais aguentar.

Entre 18 meses a 3 anos de idade é normal para o seu filho ir apenas uma vez por dia no banheiro. Os movimentos intestinais da criança são alterados por conta de uma mudança na dieta ou porque ela está segurando intencionalmente o cocô.

Um cocô normal nessa idade deve ser de 2 centímetros de largura, suave e como uma cobra mole. Se o seu filho tiver dores de estômago ou se esconde atrás do sofá, isso pode ser um sinal de que ele está segurando. Incentive-o a ir no banheiro lembrando a ele que o cocô não vai desaparecer – vai ficar em seu corpo até ele soltar.

Também é importante tentar adicionar mais frutas de alta fibra e legumes nas refeições. Peras, pêssegos, ameixas e ameixas secas são úteis. Laticínios podem dar constipação, então considere cortar em leite e iogurte. Você também pode falar ao seu pediatra sobre o uso de um leve laxante para ajudar seu filho a ter um horário regular para a ida ao banheiro.

É importante não ignorar o comportamento dele de segurar o cocô, pois isso pode criar um ciclo vicioso que pode levar a enurese, mais conhecido como xixi na cama. Se você corrigir o problema agora enquanto seu filho ainda é novo, você vai prepará-lo para uma vida de cocôs mais saudáveis.

Aproveite para descobrir quais os tipos de cólica seu filho pode ter:

Leia também:

Manual do cocô: saiba identificar se o intestino do seu filho está normal

Porque mães não conseguem fazer cocô?

Precisamos falar sobre cocô: Como e por que o do seu bebê muda