Criança

Seu filho está prestes a entrar na escola? CALMA!

Essas estratégias irão te ajudar na hora de prepará-lo para essa nova fase

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

overhead-view-of-child-learning-alphabet-picture-id627039530 (1)

(Foto: iStock)

Esse momento é um grande passo para seu filho e você pode desempenhar um papel essencial na preparação dele para essa nova experiência. Aqui estão algumas estratégias simples para garantir uma transição tranquila.

Não se antecipe
Sabemos que pode ser de boa intenção você começar a falar sobre a pré-escola e construí-la na cabeça dos filhos muito antes do tempo, mas não há necessidade disso pois quando a escola começa, a criança sentirá que é um grande evento em sua vida, isso pode ser perturbador. O ideal é começar a falar sobre isso de maneira casual e otimista, cerca de duas a três semanas antes do início da aula.

Defina um cronograma
Seguir uma rotina fornece oportunidades para tomar decisões e agir com responsabilidade, além de facilitar a transição do seu filho para a estrutura de um ambiente escolar e fazer com que ele se adapte com aquela “sequência”. Lembre-se que é importante que a rotina matinal e da hora de dormir sejam executadas, para dar às crianças uma sensação de confiança.

Tire proveito dos momentos de aprendizado
As crianças são naturalmente curiosas sobre o mundo e isso faz com que elas tenham muitos momentos de aprendizado. No meio de um dia atarefado, encontre oportunidades para falar sobre lições simples da vida. Isso ajuda a criança a aprender e entender a empatia.

Ajude-o a desenvolver as habilidades motoras finas
Antes da pré-escola, ajude seu filho a desenvolver suas habilidades motoras durante a brincadeira, criando um jogo que envolve cortar papel, colorir, colar e brincar de fazer formas e letras com massinha, sugere Brittany Hoffer, instrutora de terapia ocupacional.

Configure tarefas diárias
Seu filho pode (e deve!) tirar o prato da mesa, vestir-se, alimentar o animal de estimação e fazer outras dessas pequenas contribuições domésticas. Não esqueça de sempre apoiá-lo depois que ele concluir as tarefas.

Arranje tempo para leitura
Leia para o seu filho todos os dias para promover o amor pela leitura e melhorar o vocabulário dele. “Isso os proporciona experiências imaginativas que são importantes na construção de pensadores criativos e inovadores. A boa literatura infantil oferece a rica linguagem necessária para que seu filho seja bem-sucedido na escola”, diz a Dr. Rebecca Palacios.

Visite a escola com antecedência
Apresente seu filho ao professor e dê a ele tempo para observar e explorar a sala. Explique o que vai acontecer lá – como serão as aulas, que irá conhecer amigos e ter a hora do lanche.

Deixe sua ansiedade de lado
No início é natural que as crianças fiquem tristes na hora de se