Criança

Seu filho tem amigo imaginário? Nós te explicamos o porquê

As crianças exploram melhor a criatividade tendo ótimos benefícios na vida pessoal

Ingrid Campiteli

Ingrid Campiteli ,filha de Sandra e Paulo

Amigo imaginário melhora a infância das crianças (Foto: Reprodução / GettyImages)

Se ter amigo imaginário na infância era motivo de preocupação, hoje em dia isso é considerado uma parte importante para o crescimento das crianças. Pode ser desconfortante quando o filho fala pela primeira vez sobre o amigo imaginário, mas de acordo com a psicóloga clínica Lisa Ford é uma ocorrência muito comum.

“Sabemos que cerca de dois terços das crianças vão inventar um amigo imaginário em algum momento de seu desenvolvimento, e que para algumas crianças, é uma experiência bastante curta e, para outras crianças, o amigo pode permanecer por muitos anos”, disse a psicóloga em entrevista a ABC Radio.

Para ela, as crianças com amigos imaginários tendem a ser menos tímidas e têm melhores habilidades de se colocar no lugar de outra pessoa e até mesmo podem ter mais facilidades na parte linguística.

“É uma ótima oportunidade para as crianças realmente explorarem sua criatividade e é uma maneira realmente segura para elas fazerem isso, porque elas estão no comando”, contou Lisa. “E eles estão no controle deste personagem e deste mundo e estão experimentando e explorando de uma maneira realmente segura e amável.”

A forma dos amigos imaginários podem variar de acordo com cada criança, desde animais a criaturas de fantasia. Podem ser qualquer coisa, para as crianças, tudo é incrivelmente vivo. De acordo com Eileen Kennedy-Moore, psicóloga de Nova Jersey, as crianças podem descrever exatamente como são os amigos invisíveis e como se comportam. “Muitas crianças ainda oferecem detalhes sobre ouvir ou tocar seus amigos invisíveis”, relatou Eileen em Psychology Today .

E para todos os pais, fiquem tranquilos, não há nada com que se preocupar com os amigos imaginários! Na verdade, você deve relaxar e aproveitar pois é uma parte maravilhosa da infância, os amigos se tornam uma lembrança afetuosa para eles, mas tenha cuidado para não assumir o controle. Um amigo imaginário é uma expressão única e mágica da imaginação de seu filho, então deixe a criança ser responsável por ele”, disse Eileen.

Leia também: 

Entenda a diferença entre mentira e imaginação

5 incríveis jogos que estimulam a imaginação do seu filho

A imaginação além dos passos