Criança

Sharenting: Exposição dos filhos nas redes sociais é problema moderno com sérias consequências

Depois de adultos, os filhos podem se sentir incomodados com a superexposição na internet e intervir judicialmente

Juliane Carvalho

Juliane Carvalho ,filha de Ana Paula e Alexandre

Garoto em comercial infantil (Foto: Getty Images)

Os limites da exposição nas redes sociais podem se tornar bem complicados se os pais forem separados, principalmente se a comunicação entre eles não for boa, em casos litigiosos, é preciso acionar a justiça caso não haja um acordo sobre os limites de cada pai.

A advogada Silvia Felipe Marzagão, especialista em Direito de Família e Sucessões, afirma ser comum a intervenção de um profissional da lei para que um dos cônjuges diminua exposição dos filhos na internet e relata que o caso de uma cliente por pouco não virou processo judicial.

Há duas principais questões quando se trata de postar fotos dos filhos. Uma é o direito dos pais de compartilhar sua vida, afinal as redes sociais já fazem parte da rotina das pessoas, são formas de socializar e sim, os filhos, como parte da vida daquela pessoa, podem aparecer por ali.

Outra questão é se os filhos se sentem confortáveis com a exposição de sua imagem, há casos em que os filhos reclamam e depois de adultos procuram medidas legais que reparem a superexposição espontânea dos pais ou mesmo em trabalhos artísticos e publicitários realizados durante a infância.

Garota chorando no super mercado (Foto: Getty Images)

Segundo a especialista, não há motivos para proibir posts e selfies, o problema são o excesso e o fato de não se saber quem visualizará as imagens publicadas. Controlar o conteúdo da rede é complicado, embora existam limites legais para o que é publicado. Em relação à proteção de crianças e adolescentes, a lei é ainda mais clara: preservá-las deve ser a prioridades número um. 

 

Leia também

Xuxa fala sobre fama e exposição de Sasha: “Quis proteger, mas era tarde

Mãe faz desabafo na internet após sogra registrar o neto com outro nome 

7 dicas de segurança na internet