Criança

Sinal amarelo: veja 12 sintomas de saúde do seu filho que você deve estar atenta

Nunca ignore esses sintomas! Eles podem indicar doenças graves

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

mother-checking-daughters-temperature-on-thermometer-picture-id652540482

(Foto: iStock)

Os primeiros anos de um filho exigem atenção redobrada. Afinal, todo cuidado é pouco! Em qualquer situação estranha, os  pais sempre devem procurar atendimento médico imediato. Para te ajudar, separamos os 12 principais sintomas que sempre requerem atenção médica.

1-Febre alta
Os pediatras enfatizam que o número no termômetro não é tão importante quanto a disposição do seu filho. A única grande exceção: crianças com menos de 3 meses de idade precisam de cuidados médicos imediatos se a febre aumentar para 38ºC. “Geralmente é apenas um vírus comum que causa os sintomas, mas temos que verificar isso para ter certeza”, explica a pediatra  Jennifer Shu. É importante ligar para o seu médico imediatamente. Em crianças com mais de 2 anos, as febres não costumam ser urgentes, a menos que seu filho pareça desidratado e esteja agindo diferente.

2-Febre de longa duração
Se você deu ao seu filho um redutor de febre e o número no termômetro não muda dentro de quatro a seis horas, chame seu pediatra. Esse é um sinal de que a infecção pode ser muito forte para o corpo lutar e seu médico pode querer fazer um exame completo para determinar a causa. A febre causada por um vírus comum – como o de resfriado ou gripe – geralmente desaparece em cinco dias. Uma que permanece por mais tempo – mesmo quando é abaixo de 38ºC – pode ser causada por uma infecção como pneumonia bacteriana, que requer tratamento com antibióticos.

3-Febre com dor de cabeça
Se a febre é acompanhada por rigidez no pescoço, dor de cabeça ou uma erupção cutânea que se assemelha a uma mancha ou que se parece com minúsculos pontos vermelhos, ligue para o seu médico –  podem ser sinais de meningite e precisam de atenção imediata.

4-Erupção cutânea em forma de círculo
Obtenha ajuda imediatamente se você ver manchas elevadas na pele, o que pode sinalizar muitas condições graves. Pode ser um sinal de uma possível doença sanguínea. Além disso, uma erupção cutânea, muitas vezes um pouco elevada, pode ser um sinal de reação alérgica. Se o seu filho também tiver dificuldade para respirar ou estiver agitado ou letárgico, ele deve ser examinado imediatamente por um médico.

5-Pinta incomum
Acompanhe as pintas de seu filho, especialmente as que ele tem desde o nascimento, porque elas têm um risco maior de se tornarem malignas, diz o médico Ari Brown. Faça uma checagem mensal da pele durante o banho. Alerte seu médico se você notar uma pinta que é irregular, não é toda de uma cor, ou é levantada. Todos estes são sinais de um potencial câncer de pele.

6-Dor de estômago repentina
Se o seu filho tiver dor no lado inferior direito da barriga, peça-lhe para saltar para cima e para baixo – se for insuportável para ele fazer isso, pode ser um sinal de apendicite. A dor causada pela apendicite pode começar em torno do umbigo e migrar para a direita. De acordo com Dr. Bwon: “Com apendicite, às vezes é diarreia, depois dor abdominal, depois vômito, depois dor e depois febre”. Se notar estes sintomas, chame um médico.

7-Dor de cabeça com vômito
Uma dor de cabeça que ocorre no início da manhã ou no meio da noite e é acompanhada por vômitos podem ser sinais de enxaqueca. Seu médico pode determinar o tratamento apropriado. Enxaquecas em crianças não são perigosas, no entanto, dores de cabeça matinais e no meio da noite também podem ser um sinal de algo mais sério. É por isso que você deve consultar um médico imediatamente.

8-Xixi menos frequente
Boca e lábios secos, diminuição das idas ao banheiro, pele seca, vômito ou diarreia excessivos. Todos esses sinais estão associados à desidratação e precisam ser tratados rapidamente, pois isso pode levar à morte. Vá para o hospital se achar que seu filho está se aproximando desse estágio. Caso contrário, ligue para o seu médico.

9-Lábios roxos
Descoloração ao redor da boca; respiração difícil e ofegante, grunhidos ou assobios ao respirar. Os problemas respiratórios críticos geralmente ocorrem devido à asfixia, reação alérgica, ataque de asma, pneumonia. Procure ajuda imediatamente. Se não for óbvio que o seu filho está tendo sérios problemas, verifique a frequência respiratória dele.

10-Rosto inchado
Língua, lábios ou olhos inchados, especialmente quando acompanhados por vômitos frequentemente sinalizam uma reação alérgica grave. É necessário atendimento imediato e, se possível, dê ao seu filho uma injeção ou uma dose de anti-histamínico.

11-Vômito após desmaio
Um desmaio quando seu filho tem menos de seis meses de idade pode causar alterações neurológicas óbvias, como confusão ou perda de consciência, ou causam vômito ou qualquer dano ao corpo, como ossos quebrados. Estas situações de emergência devem ser tratadas por um médico.

12-Sangramento excessivo
Um corte que se abre amplamente o suficiente para que você possa colocar