Criança

Sociedade Brasileira de Pediatria desaprova fim da multa para pais que não usarem cadeirinha no carro

Todos eles assinaram uma nota de posicionamento

Nathalia Lopes

Nathalia Lopes ,Filha de Márcia e Toninho

Segurança sempre em primeiro lugar (Foto: Getty Images)

A ONG Criança Segura, a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, Departamento Científico de Segurança Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade de Pediatria de São Paulo, Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Fundação Thiago Gonzaga e outras organizações divulgaram uma nota de posicionamento sobre a mudança no código brasileiro de trânsito.

A nota é referente ao projeto colocado em votação pelo presidente Jair Bolsonaro e que prevê o cancelamento de multas paras os pais que não usarem a cadeirinha. Segue a nota na íntegra: 

No dia 4 de junho, o presidente Jair Bolsonaro apresentou na Câmara dos Deputados um projeto de lei que, entre outras medidas, prevê eliminar a multa para os motoristas que transportarem crianças em veículos sem o uso dos dispositivos de retenção veicular infantil (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação). Caso a nova regra seja aprovada, o motorista infrator receberá apenas uma advertência por escrito.

De acordo com um estudo observacional realizado na cidade de São Paulo pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, Johns Hopkins e USP, 47% dos motoristas não utilizam a cadeirinha ao transportar crianças em veículos.

Esse dado é extremamente preocupante, pois os dispositivos de retenção veicular são a única forma segura de transportar crianças dentro de um veículo. Os bancos dos carros e os cintos de segurança são projetados para pessoas com mais de 1,45 m de altura (esta altura é atingida por volta dos 11 anos de idade). Sendo assim, para que a criança esteja de fato protegida em caso de um acidente de trânsito, é essencial que ela utilize o equipamento correto para sua idade, peso e altura.

Especificamente na faixa etária de zero a nove anos, que é o grupo etário que deve utilizar os dispositivos de retenção veicular, em 2017, 40% das crianças que morreram em acidentes de trânsito eram passageiras de veículos. Naquele ano, 221 crianças perderam a vida e outras 579 foram internadas em estado grave só no SUS em razão de acidentes de carro. Muitas dessas crianças acabaram com lesões permanentes, que as acompanharão pelo resto de suas vidas.

Especialistas em prevenção de acidentes são categóricos ao afirmar que apenas campanhas educativas não são suficientes para reduzir o número de mortes no trânsito. É preciso que a essas campanhas se ali-em leis e fiscalização que reforcem a importância do uso desses equipamentos e até mesmo que sejam feitas mudanças estruturais, como a redução da velocidade máxima permitida nas vias.

Por isso, nós, organizações da sociedade civil que lutamos por um trânsito mais seguro para todos, somos contrários a esse trecho da proposta legislativa apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso.

Aos congressistas que agora estão responsáveis por analisar essa proposta solicitamos: avaliem bem o possível impacto dessa medida, pois ela pode prejudicar de maneira irreversível o futuro de milhares de crianças e famílias brasileiras, além de elevar o custo para o governo do atendimento em saúde.

Pedimos nada mais do que o respeito à nossa Constituição Federal que, em seu artigo 227 assegura absoluta prioridade aos direitos de crianças e adolescentes, entre eles o direito à vida, à saúde e de proteção contra toda forma de negligência, os quais são responsabilidade compartilhada do Poder Público, das famílias e da sociedade como um todo.

Departamento Científico de Segurança Sociedade Brasileira de Pediatria
Sociedade de Pediatria de São Paulo
Fundação José Luiz Egydio Setúbal
Fundação Thiago Gonzaga
Instituto Alana
Avante-Educação e Mobilização Social.
Criança Segura Safe Kids Brasil
Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica
Associação Brasileira de Medicina de Tráfego
Associação Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado”

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