Criança

Suzana Gullo conta como aprendizados com filho autista mudaram a forma dela enxergar as crianças

Ela também falou que teve dificuldade para entender no início

Yulia Serra

Yulia Serra ,filha de Suzimar e Leopoldo

Romeo está com 14 anos de idade (Foto: reprodução/Instagram)

Suzana Gullo é mãe de Donatella, Stefano e Romeo. Ela e Marcos Mion sempre compartilharam os momentos juntos dos filhos e a importância que a família tem na própria vida. Em entrevista no evento Tauá, ela dividiu os aprendizados que o filho mais velho lhe trouxe.

“Foi difícil para a gente entender que as crianças, no meu caso o Romeo tem TEA, mas mesmo crianças típicas têm necessidades diferentes e precisam fazer coisas diferentes com a gente”, explica, por isso, entende que cabe aos pais olhar cada um como indivíduo e proporcionar isso para eles.

Tendo essa mentalidade e a pedido do próprio Romeo, ela decidiu fazer uma experiência. “Quando ele fez 11 anos, faríamos uma viagem para a Itália e partiu dele falar: ‘Mamãe, eu não quero ir. Quero ficar na Disney com a vovó'”, lembra.

O resultado foi tão positivo que a mãe faz uma brincadeira com a reação do pai durante o passeio. “Teve um dia que deu um piripaque no Marcos e ele pegou um avião e foi de Roma para Orlando encontrar o Romeo, porque achou que estaria chateado sem a gente e quando chegou lá, ele falou: ‘Você estragou as minhas férias com a vovó’.

O menino se sentiu a criança mais feliz do mundo nesse momento e, por conta disso, os pais mudaram a abordagem sobre as férias. “Eu e o Marcos conversamos antes para definir se iremos afirmar para onde vamos ou abrir para a escolha. Hoje eu insisto, mas é o Romeo quem determina”, finaliza.

Para ela, é fundamental deixar os filhos participarem e diz que dessa forma, evita estresse para todos. É uma boa dica para testar em casa, mas claro, com a sua supervisão e orientação.

Leia também:

Suzana Gullo se emociona com vídeo de Marcos Mion barbeando o filho mais velho

Suzana Gullo resolve falar sobre não levar o filho autista para viajar com a família após polêmica

Emocionante! Um texto de Suzana Gullo para conscientização do autismo