Tosse seca em crianças: o que pode ser e como aliviar

Apesar de ser comum, a tosse é um sinal de alguma coisa não vai bem no nosso organismo. Veja o que ela pode indicar e como amenizá-la

Resumo da Notícia

  • A tosse das crianças pode significar muitas coisas
  • Mas alguns sinais podem nos ajudar a identificar o que está acontecendo
  • Te explicamos o que pode causar a tosse seca e como aliviá-la

A tosse de uma criança pode significar muitas coisas diferentes. Por isso mesmo, às vezes é difícil identificar logo de cara qual é a origem do problema. Mas existem alguns sinais que podem nos ajudar nessa missão. Antes de ligar para o pediatra ou procurar um serviço de pronto-atendimento, é preciso ter calma e observar se seu filho apresenta, ao mesmo tempo, algum outro sintoma.

-Publicidade-
A tosse das crianças pode ter muitos significados (Foto: Parents)

Quando o nosso corpo se sente “ameaçado”, ele acende o sinal de alerta e o sistema imunológico entra em ação. A tosse é apenas mais um reflexo natural do nosso organismo. Ela vem justamente para proteger o sistema respiratório e expelir corpos estranhos e secreções. Acontece que ela pode ter características bem diferentes, dependendo da causa do problema.

Tosse seca: o que pode ser?

-Publicidade-

Um dos tipos de tosse mais comuns entre bebês e crianças é a tosse seca. Ela é bem fácil de reconhecer: é frequente, mas não vem acompanhada de catarro ou secreções. Em alguns casos, é tão persistente que provoca até vômitos e dificuldade para dormir. De tanto tossir, as vias aéreas ficam irritadas e a garganta pode começar a doer.

A tosse seca é muito comum em bebês e crianças (Foto: iStock)

Se perceber que seu filho também está com o nariz escorrendo, pode ser sinal de uma gripe ou resfriado comum. Nesse caso, a tosse seca costuma durar mais ou menos 7 dias e melhora de forma espontânea. “Se demorar mais do que isso, a criança deve ser avaliada pelo pediatra, especialmente quando a tosse vai aumentando de intensidade ou o intervalo entre uma tosse e outra passa a ser muito curto. Na presença de febre, o tempo para o exame médico deve ser menor”, explica o pediatra Claudio Len, colunista da Pais&Filhos, pai de Fernando, Beatriz e Silvia.

É sempre bom ficar de olho nos outros sinais que a criança dá, porque há situações em que a tosse seca pode, sim, indicar algo mais grave. É só seu filho começar a correr e brincar que ela aparece? À noite ela fica mais frequente? Se a resposta for sim, é preciso procurar um especialista o quanto antes. Essas podem ser pistas de um quadro irritativo crônico, como de asma, por exemplo. Com as vias aéreas mais estreitadas, aparece muco nos pulmões e, consequentemente, vêm os quadros de tosse.

Hidratação é um dos primeiros passos para aliviar a tosse (Foto: Getty Images)

Como aliviar a tosse seca

Não existe uma única fórmula capaz de aliviar todos os tipos de tosse. Em boa parte dos casos, é questão de tempo até passar. Mas isso não significa que você deve ficar de braços cruzados. A solução varia de pessoa para pessoa – tudo depende do quadro apresentado pela criança e da recomendação do pediatra. A boa notícia é que, com algumas medidas simples, já dá para amenizar um pouco o desconforto.

Em casa, você pode começar mantendo a hidratação em dia. Ofereça água e sucos para o seu filho com frequência. A ingestão de líquidos é uma boa aliada nessas horas. Lavar as narinas com soro fisiológico ou inalar um pouco de vapor depois do banho quente também ajuda. Além disso, manter a casa limpa e arejada é fundamental.

Se a tosse for persistente e começar a irritar a garganta, você pode buscar outras alternativas – sempre consultando o pediatra antes, é claro. Compostos naturais, feitos a partir de mel, limão e própolis são uma boa. Com supervisão de um médico, medicamentos específicos para tosse seca e irritativa podem ser outra opção. O medicamento Gotas Binelli, da Megalabs, por exemplo, também ajuda a aliviar o desconforto da tosse seca e irritativa entre 15 e 30 minutos.

(Foto: Divulgação)

GOTAS BINELLI® (Dropopizina 30mg/ml) é indicado para o tratamento dos sintomas da tosse irritante e seca (sem secreção). Fabricado por Megalabs Farmaceutica S.A. M.S. 1.0143.0070. – NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE TOSSE COM SECREÇÃO E EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS DE IDADE. GOTAS BINELLI É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 09/2020

-Publicidade-